Dia da consciência negra é comemorado no bairro Senhor do Bonfim

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Senhor do Bonfim realizou na tarde da última terça-feira (21), um evento em comemoração ao dia da consciência negra, com a presença da população do bairro, do chefe de gabinete Alfredo Pereira que esteve representando o Prefeito Marcius Beltrão, da Diretora do CRAS Adriana Salgueiro, entre outras autoridades municipais.

De acordo com a organização, o objetivo é reconhecer a importância das raízes históricas da comunidade quilombola Oiteiro, atualmente chamada de Senhor do Bonfim, para enaltecer o dia da consciência negra e a valorização cultural como parte do cotidiano dos membros da comunidade.

O dia 20 de novembro foi escolhido em homenagem ao herói quilombola Zumbi dos Palmares que morreu lutando pela liberdade de seu povo, sendo que ao longo da historia, os negros passaram por grandes sofrimentos, sendo escravizados para prestar serviços aos homens brancos em condições sub-humanas.

O dia da consciência negra surgiu para lembrar aqueles que lutaram pelos direitos dos negros e suas conquistas, como também a valorização da cultura negra e a luta contra o preconceito ainda existente na atualidade.

O chefe de gabinete Alfredo Pereira saldou a todos em nome do prefeito Marcius Beltrão e parabenizou toda a comunidade do Oiteiro, também ressaltou a importância do dia da Consciência Negra, pois os negros que sofreram, mas lutaram e resistiram, sem desistir de seus objetivos.

A abertura do evento ocorreu com a apresentação dos alunos do Programa Mais educação da Escola Irmã Jolenta que realizaram o percurso ate o local do evento, se apresentando com a batucada formada pelos alunos em seguida. Também se apresentaram no evento a Baianada, Pastoril Mirim, Dança da Peneira, Jonas Sanfoneiro e os alunos do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, entre outros.