Governadores de Alagoas e Sergipe se encontram em Penedo e realizam ato em defesa do Velho Chico

Gestores chamam a atenção para o processo de degradação e baixa vazão do Rio da Unidade Nacional

O Rio São Francisco passa por um momento delicado em seus quase 516 anos (04 de outubro). O gigante enfrenta a pior crise hídrica de sua longa história. Com vazão atual de 550m³/s, o Baixo São Francisco luta pela sua sobrevivência e dos povos que o margeiam. Para alertar à sociedade e chamar a atenção do Governo Federal, uma comitiva formada pelos governadores Renan Filho (PMDB/AL), Jackson Barreto (PMDB/SE) e lideranças, em ato histórico, percorreu cidades margeadas pelo Rio em seu último trecho.

No dia 14, a expedição saiu de Piranhas, passou por Traipu e pernoitou em Porto Real do Colégio. Já nesta sexta-feira, 15, atracou no Porto das Balsas de Penedo, última cidade a receber o ato em defesa do Velho Chico. A recepção foi realizada pelo prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT) e pelo grupo de Guerreiros Treme Terra, formado unicamente por mulheres. Em seguida, todos se dirigiram à Casa de Aposentadoria, local das discussões.

O prefeito de Penedo abriu a rodada de debates, se posicionando em defesa da maior fonte de riqueza do nordestino. “Hoje é mais um dia histórico para Penedo, momento que discutimos a sobrevivência do nosso Rio e dos povos que dele necessitam. A navegabilidade já ocorre com dificuldade, em vários trechos. O processo de salinização avança em suas águas. Os peixes cada vez mais escassos. Que este ato, em que une os governadores de Alagoas, Renan Filho e Sergipe, Jackson Barreto, e conta com apoio dos gestores de Pernambuco, Paulo Câmara e Bahia, Rui Costa, possa alertar mais uma vez para o processo de degradação e morte silenciosa do Rio São Francisco. Que ações concretos e positivas alcancem resultados”, clamou Beltrão.

O governador de Sergipe, Jackson Barreto, fui duro em seu discurso, afirmando que a culpa da agonia do Rio São Francisco é do Governo Federal. “Chamo a responsabilidade à Chesf. Todo o Rio foi represado e o resultado estamos sentindo. A capitação de água em Sergipe já não nos atende. A Codevasf fez um investimento colocando bombas flutuantes. E hoje, não atendem mais a demanda. Esse é apenas um problema. A situação do São Francisco é grave e devemos buscar uma solução imediata”, reconheceu.

O ato em defesa do Velho Chico foi encerrado pelo chefe do Executivo estadual, Renan Filho. Ele garantiu que medidas serão adotadas e anunciou a criação de um grupo de trabalho, para colocar em prática um projeto para salvá-lo.

“Este ato faz parte das comemorações dos 200 anos de Alagoas. Com esse percurso, estamos alertando a sua situação. Vamos mostrar sua degradação, alertando ao Brasil que ele necessita de proteção. Vamos criar o grupo de trabalho para que possamos estudar ações para sua defesa e, posteriormente, aplicá-las. Que a expedição possa servir de alerta e que ações possam acontecer em conjunto, para a sua salvação”, encerrou o governador de Alagoas.

Por: Roberto Miranda – Jornalista – (MTE/AL – 1331)