Boas doses de música, poesia e arte a disposição da população penedense e dos visitantes, durante a programação da 132ª edição da Festa de Bom Jesus dos Navegantes. Nesta terça-feira, 06/01, o Projeto Ensaio na Praça foi palco para a apresentação dos valiosos talentos da terra, como a Banda Monte Pio dos Artistas e o show do poeta Lula Mumbaça. Além da programação de palco, o espaço recebeu uma mostra com 14 fotografias, resultado da Oficina de Fotografia Criativa para Smartphone, promovido pela UFAL Penedo.
A banda Monte Pio, da Orquestra Sociedade Monte Pio dos Artistas, ofereceu no repertório canções populares e famosas em todo país, de vários estilos e décadas, regidas pelo maestro João Batista Rocha, que descende de uma grande família de músicos, artistas e poetas da região do Baixo São Francisco. O grupo é um dos mais tradicionais de Penedo, fundado em 1888. Na banda, 25 jovens profissionais e aprendizes mostram ajudam a manter vivo o cenário cultural da cidade.
Luiz dos Santos Caetano é o codinome do artista popular penedense Lula Mumbaça, um autêntico poeta representante do cancioneiro popular nordestino. No palco, o poeta Lula ‘Véio’ dá vida a oito personagens hilários, entre eles o Virgulino, Tonheiro, Palhaço e a Dona Corinda. “Nas minhas performances carrego lembranças de infância, de momentos felizes e engraçados vividos entre amigos, pessoas da família e da cidade. Sempre que me apresento, agradeço ao público pela oportunidade de reviver essas histórias que compõem a minha vida”, disse o artista.
Fotos no varal
Tendo a música e a poesia como trilha sonora no palco da Praça Comendador Peixoto, a mostra de fotografias apresentou cenários do cotidiano de Penedo, atraindo expectadores e participantes da oficina, realizada mais cedo no Centro de Extensão Universitário, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
A atividade foi mediada pela fotógrafa e estudante em Turismo, Ana Paula Pontes. “Todos os participantes demonstraram interesse e o resultado foi acima do esperado”, afirmou. A assistente social Joelma dos Santos experimentou e aprovou a atividade. “Muito bom, usamos as lentes do celular para captar diferentes ângulos e testar as ferramentas à disposição na palma da mão. Com isso descobrimos como usar melhor o aparelho e produzir boas fotos”.
A programação cultural segue nesta quarta-feira, 07/01, com a realização no período da manhã da oficina Expressão Intervenção Urbana, e a partir das 17h, o Projeto Ensaio na Praça apresenta o Pastoril Infantil, o Ballet Escola de Santa Luzia e a intervenção artística da oficina, sempre na Praça Comendador Peixoto.