Conferência discutiu em Penedo avanço das políticas públicas voltadas a mulher

conferência00Durante toda esta terça-feira (06), diversos movimentos de luta dos direitos se reuniram em Penedo, na sede do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais (Sindspem), para debater os avanços das políticas públicas para a mulher, durante a 1º Conferência Regional de Políticas Para a Mulher.

De acordo com a assistente social Ana Lúcia Espíndola, lotada na Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) de Penedo, o momento é de discussão. “O momento é de discussão e reflexão para debater os avanços nos direitos e políticas voltadas a mulher. Avançamos, regredimos e o que precisamos melhorar? Foram questionamentos debatidos pelos grupos, que serão levados para a conferência estadual”, explicou.

Os cinco eixos temáticos que nortearam os debates foram:

– Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios;

– Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios;

– Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações;

– Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações;

– Estratégias de enfrentamento a violência contra a mulher em suas múltiplas faces.

A partir dos eixos, foram formados grupo e cada um, pontuou três avanços e três desafios. Os resultados dos debates desta terça (06), serão levados para a etapa Maceió. Em Penedo, foram convidados para participar os municípios da região Sul e do Baixo São Francisco: Feliz Deserto, Piaçabuçu, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, São Brás e Olho d’Água Grande. Essa foi a 4ª e última etapa regional, que antecede a estadual que será realizada nos dias 12 e 13 de novembro. A conferência nacional vai acontecer em março de 2016.

A mesa que iniciou os debates foi composta pela secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante de Freitas, a Rosinha da Adefal; pela superintendente de Promoção dos Direitos e de Políticas para a Mulher, Claudia Simões; pela coordenadora-geral da Secretaria de Assistência Social de Penedo, Ivanilde Regueira e pela conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Martha Queiroz. Além da integrante do Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras (MMTRP), Claudevânia Borges; pela representante da causa indígena, Eliziane Kariri-Xocó e por fim, pelo secretário de Governo de Penedo, Bili Marques.