Com o tema “VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE: VOCÊ NÃO PODE FALTAR”, teve início nesta terça-feira (22), a campanha nacional contra a influenza, que vai até o dia 09 de maio. O objetivo prioritário da ação é vacinar pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, crianças de 06 meses até 05 anos, gestantes e grupos portadores de doenças crônicas.
A mobilização realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, tem como meta vacinar 80% da população. E todos que se enquadram na campanha, devem procurar o posto de saúde mais próximo.
“Aqueles que se enquadram na campanha, devem procurar a partir desta quarta-feira (23), o posto de saúde mais próximo. Nesta terça estamos abastecendo os locais, tanto na zona urbana, quanto rural, para que possamos imunizar os munícipes. Porém, existe uma ressalva, a vacina é contra indicada para aqueles os alérgicos a ovos de aves e derivados”, explicou a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Promoção a Saúde de Penedo, Alessandra Costa Tenório.
DIA D
Além dos postos que vão vacinar até o dia 09 de maio, no próximo sábado (26), acontece o ‘Dia D’, ocasião que serão montados em pontos estratégicos de Penedo, locais de vacinação, que irão funcionar das 08hrs às 17hrs.
Neste ano, a abrangência de imunizados foi ampliada. “Além da idade para crianças que saiu de 02 para 05 anos, também serão atendidos pela campanha, toda a população privada de liberdade de Penedo, no caso, os reeducandos da delegacia de polícia, bem como, os servidores que ali trabalham”, concluiu a coordenadora.
TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
A Secretaria de Saúde de Penedo orienta a adoção de cuidados simples, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido.
REAÇÕES ADVERSAS
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas brandas, cujos efeitos passam em menos de 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática, ou para pessoas que tenham alergia relacionada a ovo de galinha e seus derivados.