Acesse a página Boletins da Secretaria Municipal da Saúde para visualizar as informações sobre a COVID 19.

Acompanhe ações sobre a COVID-19 em Penedo! (ver todas)

O QUE É A COVID-19?
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
COMO É TRANSMITIDO?
COMO SE PREVENIR
COMO É FEITO O TRATAMENTO

Covid-19 é a doença causada pelo novo coronavírus, batizado de SARS-CoV-2. Os coronavírus fazem parte de uma família de vírus que causam infecções respiratórias e intestinais.

Os sinais e sintomas da Covid-19 são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o novo coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

A disseminação acontece de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação se dá por gotículas respiratórias ou contato. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (a menos de 2 metros) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção, bem como se entrar em contato com superfícies que foram contaminadas por alguém infectado.

População em Geral
* Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
* Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool (álcool em gel).
* Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
* Evitar contato próximo com pessoas doentes.
* Ficar em casa sempre que possível e, principalmente, quando estiver doente.
* Se precisar sair de casa, use máscara. A recomendação consta em decreto do Governo do Estado e vale para toda a população, mesmo para quem não apresenta sintomas gripais.
* Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar imediatamente no lixo. Se não tiver lenço, usar o braço (dobra do cotovelo) para cobrir a boca e nariz – nunca usar as mãos.
* Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, como celular, controle remoto, maçanetas, etc.

Profissionais de Saúde
É necessário utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do novo coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como a orientação médica para o uso de remédio para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).

Para pacientes hospitalizados com pneumonia causada pelo coronavírus, existe a indicação do uso de hidroxicloroquina mais azitromicina, que deve ser decidido pelo médico, sendo contraindicada a automedicação pelos pacientes.

Precisa de ajuda sobre a COVID-19? Fale com a gente