Com 1.563 de estudantes matriculados na EJA em 2024, Prefeitura de Penedo avança na erradicação do analfabetismo entre jovens e adultos

Quando Ronaldo Lopes assumiu a administração da Prefeitura de Penedo, em 2021, a Educação para Jovens e Adultos (EJA) tinha apenas 270 estudantes matriculados em escolas da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Priorizando quem mais precisa de políticas públicas efetivas, o líder do governo que cresce com seu povo investiu para ampliar o acesso à instrução formal, atendendo atualmente 1.563 pessoas com a EJA em 2024.

O número recorde de estudantes incluídos na modalidade recebeu na noite desta quarta-feira, 05, novo material escolar no Complexo Esportivo e Educacional da SEMED, o antigo ginásio do SESI.

Antes da distribuição dos kits, alunos e alunas receberam um lanche, se divertiram com tradicional forró pé de serra do penedense Zé Messias e banda e participaram atentamente da palestra show do educador Pedro Paulo Luz.

Entre os milhares de jovens e adultos que retornaram à sala de aula em Penedo está Valdice dos Santos, de volta à cidade natal já aposentada, depois de 43 anos de labuta no litoral paulista.

“Eu fui embora em 1976, morava no Barro Vermelho e estudei o primário na escola Jácome Calheiros, onde hoje é a nova escola Douglas Apratto”, conta a estudante que preferiu o sossego do campo em sua volta ao municípío onde nasceu. Valdice comprou uma casa no povoado Cerquinha das Laranjas, onde também estuda na Escola Cândido Toledo. 

“Eu já tinha esquecido de muita coisa e agora esta voltando tudo, vou lembrado a cada aula, entende? E eu me sinto muito bem na sala, a professora Ana Luísa é ótima e dou graças a Deus por isso também”, revela a senhora que aproveita os finais de semana no bairro onde passou a infância, mais animada com a retomada dos estudos.

“Nunca é tarde para aprender, nunca é tarde para estudar, nunca é tarde para saber ler e escrever e vocês são um exemplo da dignidade do ser humano pela forma como estão encarando esse novo momento da educação”, disse o Prefeito Ronaldo Lopes sobre o novo paradigma da Educação para Jovens e Adultos na SEMED.

“Hoje nós estamos com 1.563 pessoas estudando normalmente nas salas de aula da EJA e isso é um avanço muito grande para Penedo. Na verdade, isso está sendo a erradicação do analfabetismo”, acrescentou o prefeito responsável pela mudança positiva na vida de milhares de pessoas.

Representando o Governo de Alagoas na solenidade que também foi prestigiada por vereadores e pela Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Teresa Lopes; o secretário executivo da Sesau, Guilherme Lopes, foi incisivo. “Se tem uma pessoa que é incansável no trabalho e pensa em todas as áreas, sem esconder sua preferência por aqueles que mais precisam, esse homem é o prefeito Ronaldo Lopes”.

Luciano Lucena, gestor da SEMED, enalteceu o trabalho da direção das unidades de ensino, a coordenação da modalidade e seu corpo docente.

“Eu quero parabenizar nossos 18 diretores das escolas com turma da EJA. Antes, só existia uma escola, agora são 18 porque eles foram em busca de todos vocês, de casa em casa, através de uma busca ativa daqueles alunos que precisavam melhorar a educação, que precisavam adquirir conhecimentos para se tornarem uma pessoa mais digna. Foram eles que fizeram com que nós saíssemos de 270 para 1.563 alunos e alunas e hoje a aula foi transferida para esse ambiente para motivar vocês ainda mais e entregar o material de apoio que vai auxiliar vocês nas aulas, no dia a dia”.

SECOM PMP

Texto Fernando Vinícius 

Fotos Deywisson Duarte

Vídeo Ricardo Alves