Agentes de combate às endemias (ACEs) participaram da última aula do curso técnico “Saúde com Agente”, qualificação que tem apoio da Prefeitura de Penedo e é realizada em parceria com a UFRGS e o Ministério da Saúde.
A capacitação foi ministrada na quarta-feira, 19, por equipe do 6° Grupamento de Bombeiros Militar, com participação da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS).
Sabendo a importância do curso para as atividades dos servidores, a coordenação da Vigilância Sanitária disponibilizou os agentes de combate a endemias para a capacitação, com equipe dividida em duas turmas, a primeira nesta quarta e a segunda na sexta-feira (21).
Os ACEs receberam informações sobre como agir inicialmente em situações de urgência e emergência, incluindo noções gerais sobre engasgos, queimaduras, intoxicação e paradas respiratórias e cardíacas. Também foi explanado sobre situações que envolvam sangramentos e fraturas.
Na parte prática, os servidores realizaram algumas manobras de desengasgo e de ressuscitação para terem noção de qual a forma correta de realiza-las, além de estarem sendo sempre orientados pelos bombeiros e, antes das manobras, acionarem o SAMU ou o Corpo de Bombeiros nos números 192 e 193 respectivamente.
O agente de combate às endemias José Messias falou sobre a importância de participar do curso de primeiros socorros. “Todo o conhecimento disponível é bom para podermos ajudar as pessoas. Por exemplo, quando chegarmos em uma casa e tiver uma pessoa engasgada, saberemos como agir. Ou em situações mais graves, poderemos dar assistência até o socorro chegar e isso pode ser determinante para salvar uma vida”, relatou o servidor.
Texto e fotos Gabriela Flores – jornalista e social media SEMS