Penedo recebe reunião da Comissão Intergestores Regional para debater problemas e soluções da saúde

Assessoria SEMS Penedo

Penedo sediou nesta quarta-feira, 17, a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), recebendo representantes das secretarias de saúde do estado de Alagoas e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para discutir e propor soluções para melhorar os serviços oferecidos à população.

O encontro realizado no auditório da Casa de Aposentadoria é um momento de negociação, articulação, proposição e pactuação das questões relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a coordenadora da CIR e técnica da Sesau, Lenize Abreu, o encontro dos secretários de saúde é fundamental para apresentar as demandas dos municípios.

“Esse é um momento para os secretários de saúde dos municípios e os representantes da Sesau discutirem as principais demandas das regiões e promover debates, além de apontarem problemas e soluções. Mas não é só para essa troca de informações, aqui também pactuamos algumas políticas. O Ministério da Saúde lança algumas políticas e as comissões aprovam ou não”, explicou Lenize Abreu.

O encontro tratou de temas fundamentais como fluxos de pacientes e demandas reprimidas com relação às cirurgias eletivas, oncologia e cardiologia, além dos repasses financeiros e perspectiva de pagamento e da vinculação da Rede Obstétrica para parto e laqueadura.

“Estamos debatendo assuntos de grande interesse da população, como é a rede de oncologia, cardiologia, os repasses estaduais, dentre outros assuntos pertinentes à nossa população e de grande relevância para a saúde de todos. O objetivo aqui é que todos saiam com muitos encaminhamentos para nossos pacientes”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

Texto e fotos Gabriela Flores – jornalista e social media SEMS Penedo