Ronaldo Lopes, em Curitiba, dá início ao programa de Destinos Turísticos Inteligentes para Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes entrega fachada em miniatura da Igreja de São Gonçalo, um dos cartões postais de Penedo, a Rafael Greca, prefeito de Curitiba (Divulgação Prefeitura de Curitiba)

Prefeito de Penedo assinou termo de compromisso junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sebrae Nacional e outros onze municípios selecionados

Assessoria Setur Penedo e Secom PMP

O Prefeito Ronaldo Lopes e o Secretário Municipal de Turismo, Jair Galvão, apresentam Penedo durante o primeiro encontro do Programa Futuro Turismo Brasil.

A agenda de trabalho em Curitiba-PR é exclusiva para os doze municípios selecionados por meio de edital do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Sebrae Nacional, sendo Penedo o único de médio porte de todo o país.

Os representantes do povo de Penedo participam de uma rica jornada para a elaboração de instrumentos de planejamento e implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação da estratégia de Destino Turístico Inteligente (DTI), trocando experiências com outros municípios e instituições.

Para Ronaldo Lopes, a participação de Penedo no Programa Futuro Turismo Brasil é de extrema importância.

“Estamos tendo a oportunidade de trocar experiências com os outros municípios participantes e com os técnicos do Sebrae Nacional e do BID para o desenvolvimento do turismo inteligente em Penedo. Vamos levar sugestões e todo esse conhecimento para a nossa cidade, pois algumas ações serão implantadas a partir desse encontro”, explicou o gestor de Penedo.

“Participar do Programa Futuro Turismo Brasil é uma janela de oportunidade muito grande para Penedo, uma vez que uma das prioridades da gestão Ronaldo Lopes/João Lucas é o desenvolvimento do turismo”, destaca o Secretário Jair Galvão.

O gestor da Setur Penedo ressalta que o município venceu edital e por isso é o único de Alagoas e entre as três do Nordeste, ao lado de Recife-PE e São Luís-MA, entre os doze municípios do Brasil.

“É um privilégio para Penedo e uma grande oportunidade para implantar a metodologia de DTI que atua em nove eixos estratégicos (Governança, Sustentabilidade, Tecnologia, Inovação, Marketing, Experiência, Acessibilidade, Criatividade, Mobilidade e Transporte e Segurança)”, ressalta Jair Galvão.

Além de Penedo, os representantes de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Bombinhas (SC), Bonito (MS), Ilhabela (SP), Novo Airão (AM), Paraty (RJ), Pirenópolis (GO), Recife (PE) e São Luís (MA) também participaram do encontro.

Texto Thaciana Lima – jornalista e social media Setur Penedo