Ronaldo Lopes amplia protagonismo feminino na Prefeitura de Penedo com a Secretaria da Mulher

Posse da Secretária Aliny Costa foi efetivada nesta quarta-feira, 08 de maio

Secom PMP

O Dia Internacional da Mulher de 2023 já é um marco para o fortalecimento do protagonismo feminino em Penedo. Nesta quarta-feira, 08, o Prefeito Ronaldo Lopes efetivou a Secretaria Municipal da Mulher (SEMU), pasta criada pelo gestor para discutir e implantar políticas públicas de valorização e respeito às mulheres.

A SEMU será administrada por Aliny Costa Bezerra, Secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ) por seis anos, cargo que agora é de responsabilidade da jornalista Teresa Machado.

O primeiro escalão do governo Ronaldo Lopes tem ainda mais cinco mulheres em sua composição. Amanda Lima na Secretaria de Infraestrutura, Waninna Mendonça na Secretaria de Saúde, Marcela Lopes na Secretaria de Ações Estratégicas, Yanne Martyres na Governança Corporativa e Rafaella Souza na Ouvidoria Municipal.

“A Prefeitura de Penedo dá um passo maior em relação às políticas públicas para as mulheres, ampliando esse diálogo com a rede de proteção e atuando em linha direta com os governos federal e estadual”, afirma Ronaldo Lopes.

O gestor penedense frisa que a luta faz parte da natureza da mulher e que elas são “incansáveis nas batalhas que enfrentam diariamente por um mundo justo, com oportunidades para todos os cidadãos”.

Alliny Costa agradeceu ao gestor e destacou que não haveria momento melhor para o lançamento da SEMU do que o Dia Internacional da Mulher, assumindo o compromisso de apoiar o empoderamento e o empreendedorismo feminino como bases de sua gestão.

A solenidade de posse foi realizada no Theatro Sete de Setembro, com Mesa de Honra formada por Raquel Tavares, única vereadora da Câmara Municipal de Penedo; Gilvânia Fagundes, diretora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS); Luciana Alves, presidente da OAB Penedo; Karla Barros, fundadora do Grupo de Fibromialgia de Penedo; e Marise de Souza, presidente do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O quarteto Ventos de Penedo e a dupla Júnior Maia e Núbia fizeram as apresentações artísticas do evento encerrado com palestra da psicóloga e CEO do Café Delas (@cafedelaas), rede de projetos, negócios e histórias femininas, com foco no empoderamento, empreendedorismo e networking feminino.

Balanço da gestão de Aliny Costa na SEMCLEJ

A cultura penedense ganhou maior destaque a partir de 2017, valorizando eventos tradicionais e dando oportunidades para que novas ideias e projetos fossem consolidados com apoio da Prefeitura de Penedo por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ).

O calendário cultural da cidade histórica se manteve firme, inovador e em constante evolução, resgatando manifestações pouco valorizadas e investindo em novos talentos e outras áreas da cultura.

A inclusão da Juventude e inicialmente do Esporte na Secretaria Municipal de Cultura, proporcionou projetos positivos. Jovens tiveram oportunidades de se inserir no mercado de trabalho e se capacitar profissionalmente através do Pronatec e programas diversos, com conhecimento dos seus direitos, apoio indispensável para a conquista do Selo Unicef.

Nem mesmo a pandemia de covid, que desestabilizou a economia do país, parou a SEMCLEJ. A pasta viabilizou o acesso de todos os fazedores de cultura e integrantes da cadeia da economia criativa na Lei Aldir Blanc, com destaque junto ao Governo Federal, por cumprir todos os prazos.

Realizamos projetos desenvolvidos através da integração com outras secretarias, como o Show de Prêmios do Dia das Mães, desfile cívico, Dia das Crianças e Dia da Mulher. Em parceria com a Ufal, instalamos o Centro de Musicologia de Penedo (CEMUPE) e realizamos edições do Circuito Penedo de Cinema e do Festival Internacional de Música.

Projetos como o Penedo Motofest, Moto Hayabusa, Terra Radiosa, Feiras de Artesanato, Blocos de Carnaval, Arraiás, Cavalgadas, Festas de Bairro e Religiosas sempre tiveram o nosso apoio.

A SEMCLEJ também é responsável pela manutenção diária de alguns pontos turísticos de Penedo, sendo o Oratório da Forca, Casa de Aposentadoria, Igreja da Corrente, Igreja São Gonçalo Garcia e Theatro Sete de Setembro.

Eventos tradicionais

– Festa de Bom Jesus dos Navegantes

– Carnaval (Lavagem do Rosário)

– Aniversário da Cidade (12 de abril)