Assessoria SEMS
A batalha contra o mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya, é constante em Penedo. Nesta quinta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) iniciou os mutirões contra a dengue nos bairros da cidade.
A primeira localidade foi o Bairro Santa Cecília, conhecido como Matadouro, onde os agentes de endemias visitaram as casas em buscas de focos da dengue e orientando os moradores sobre a importância de eliminar a água parada e manter os quintais limpos.
“Eu sempre deixo os agentes entrarem aqui em casa e mostro com orgulho meu quintal limpo. Está sempre limpo para não deixar o mosquito nascer. Só o pé de acerola que suja um pouco, mas não deixo água parada aqui”, disse Dona Maria de Fátima ao receber um dos agentes.
No primeiro semestre deste ano, a SEMS irá realizar doze ações contra a dengue. A Superintendente da Vigilância em Saúde, Jamilla Gabriela Santos Peixoto, alertou para as pessoas ficarem atentas porque logo os agentes de endemias podem estar no seu bairro.
“Em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, estamos iniciando nossas ações preventivas de combate à dengue. Ações como essas foram desenvolvidas em 2021 e 2022 e surtiram um efeito positivo na diminuição dos focos do mosquito, bem como nas notificações de pessoas com a doença”, disse a Superintendente Jamilla Peixoto.
Confira o cronograma dos mutirões, lembrando que as datas podem sofrer alterações:
25/01 – Santa Izabel (Cacimbinha)
08/02 – Santo Antônio (Barro Vermelho)
28/02 – Santa Luzia (Barro Duro)
15/03 – Vila Matias
29/03 – Castro Alves (Bititinga)
11/04 – Vitória
26/04 – São José
10/05 – Senhor do Bonfim (Oiteiro)
24/05 – Madre Espírito Santo e Lot. São Gonçalo
14/06 – Rosete Andrade
28/06 – Centro
Texto e fotos Gabriela Flores – jornalista e social media SEMS Penedo