Prefeitura de Penedo cria o Centro de Apoio ao PSF para garantir mais saúde à população

Assessoria SEMS

Uma das prioridades da gestão Crescendo Com Seu Povo é garantir saúde de qualidade para a população de Penedo. Por isso, uma nova ação da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) disponibiliza médico atendendo a demanda da rede básica todos os dias.

O avanço promovido pelo Prefeito Ronaldo Lopes está no Centro de Apoio ao PSF, serviço aberto a partir de segunda-feira (02 de janeiro), no anexo do posto da Cohab.

A Secretária de Saúde, Waninna Mendonça, explica a novidade. “O paciente que chegar na unidade onde recebe assistência, precisando de atendimento, e o médico estiver em atividade externa e a enfermeira não conseguir resolver, ele será encaminhado para o Centro de Apoio ao PSF. É um atendimento de urgência, sendo que no dia seguinte, caso precise, esse paciente volta a ser atendimento no posto dele”.

A inovação da SEMS Penedo servirá também para desafogar os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será a principal unidade de saúde nos sábados e domingos, dias que os postos fecham.

“Se for para a UPA, o paciente vai usar a pulseira azul, sem ser urgência e emergência, e vai ficar muito tempo esperando. Para evitar esse transtorno ao paciente e desafogar a UPA, a gente criou o Centro de Apoio”, destaca Waninna Mendonça.

Além dos atendimentos citados, o Centro de Apoio ao PSF será responsável por fazer os testes de Covid-19 em pessoas que precisarão fazer cirurgia. Para quem apresentar apenas sintomas gripais, a orientação é ir ao posto de saúde de sua área para realizar o teste.

Por Gabriela Flores – jornalista e social media SEMS