Secretaria de Saúde de Penedo orienta médicos e enfermeiros sobre Varíola dos Macacos

Secom PMP com Assessoria SEMS

Médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde de Penedo foram orientados sobre procedimentos relacionados com a Monkeypox, doença conhecida popularmente como Varíola dos Macacos.

O treinamento realizado ontem (terça-feira, 20) pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) mostrou aos profissionais da Prefeitura de Penedo os procedimentos que os postos de saúde devem adotar em relação a paciente com suspeita da doença.

“Seguindo todos os procedimentos da ANVISA e na nota técnica da Sesau, o objetivo é identificar precocemente os casos suspeitos, fazer o isolamento e conter a disseminação da doença no município”, explica Evelyn Ferreira, Diretora de Vigilância Epidemiológica e Promoção a Saúde da SEMS.

Penedo atualmente tem um caso suspeito de Monkeypox, que aguarda o resultado do exame, e outro caso já descartado.

Em Alagoas, de acordo com a SESAU, 12 casos foram confirmados, há dois casos prováveis, 09 com perda de seguimento, 151 descartados e 98 em investigação.

A principal forma de proteção contra a Varíola dos Macacos é a prevenção. Pessoas com suspeita ou confirmação da doença devem cumprir isolamento imediato, não compartilhar objetos e material de uso pessoal, tais como toalhas, roupas, lençóis, escova de dente, talheres, até o término do período de transmissão de 21 dias.

Os sintomas, em geral, incluem erupções cutânea ou lesões de pele, adenomegalia – linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

Texto e fotos Gabriela Flores – jornalista e social media SEMS Penedo

Edição Secom PMP