Venda de livros na Festa Literária de Penedo supera expectativas

Autores penedenses e outras cidades lançaram trabalhos durante a FliPenedo

Estimular o hábito da leitura é um dos objetivos da FliPenedo, objetivo alcançado ao longo do evento da Prefeitura de Penedo, realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ).

Oficinas de escrita criativa, debate sobre literatura, sarau literário, contação de histórias para crianças e a tenda literária movimentaram a festa cultural criada no governo Ronaldo Lopes e já incluída no calendário anual de eventos da cidade.

O sucesso da FliPenedo também ser medido pelo sucesso na venda de livros. Maria Lydia Lira Costa é dona da Livraria BêaBá, empresa que funciona há 25 anos em Maceió e presente na tenda literária instalada no Largo da Igreja São Gonçalo.

“Eu vim pra Penedo com a expectativa de que seria uma boa oportunidade para a livraria, mas foi maravilhosa. Das pessoas mais humildes às mais influentes vieram comprar, isso mostra que vem até aqui queria ler livros”, revela a Lydia, acrescentando que pelo menos 50% do que trouxe foi vendido.

Obras clássicas da literatura brasileira e livros para o público infanto-juvenil atraíam a atenção de leitores que também tinham a opção de best-sellers e títulos publicados por autores nascidos em Penedo.

Na tenda literária da festa, a Secretaria Municipal de Cultura abriu espaço para escritores locais e convidados apresentarem sua obra, interagindo com o público.

“É um prazer estar na FliPenedo, lançando o meu livro Juvenal e o Paraíso”, disse Andréa Paiva sobre o trabalho para crianças sobre questões ambientais e ecológicas apropriadas para serem tratadas nas salas de aula como apoio pedagógico para Ciências e Biologia.

O poeta penedense Luciano Rocha declarou-se lisonjeado em fazer parte da FliPenedo. “É uma honra pra mim e parabenizo o Prefeito Ronaldo Lopes pela iniciativa”, disse o escritor que apoia a contribuição dos artistas para a educação cultural do povo.

Até quem produziu uma obra sobre Penedo e não se considera uma escritora, “na essência da palavra”, como disse Ivone Peixoto, comemorou a FliPenedo.

“É uma satisfação enorme e eu agradeço muito ao Ronaldo Lopes pela iniciativa”, disse a autora de O Penedo, pesquisa sobre a história da cidade que ama, registro que fez para as pessoas, especialmente, as mais jovens conhecerem melhor o berço da cultura alagoana.

Texto Fernando Vinícius

Fotos Deywisson Duarte