Penedo foi escolhida para sediar a primeira edição do Seminário Estadual de Atenção Primária à Saúde, que tem o objetivo de fortalecer práticas dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), uma realização do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL), com apoio da Prefeitura de Penedo.

A abertura do evento aconteceu hoje (18), no Theatro Sete de Setembro, e contou com a participação da Orquestra Filarmônica Monte Pio dos Artistas, onde compareceram cerca de 300 pessoas, entre secretários municipais de saúde e profissionais de saúde de todo estado de Alagoas e demais cidades do Brasil.

“Esse é o primeiro Seminário Estadual de Atenção Primária à Saúde realizado no estado de Alagoas e já superamos as expectativas. Conseguimos reunir mais de 300 pessoas, entre técnicos e gestores, o que é fantástico, depois de um período de tantas adversidades. Isso nos dá a garantia que estamos no caminho certo, construindo um SUS cada vez melhor”, explicou Rodrigo Buarque, presidente do COSEMS/AL e vice-presidente da região Nordeste do CONASEMS.

Foto:  Deywisson Duarte / DECOM Penedo

Charles Tocantins, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) comentou:  “Hoje estamos aproveitando para discutir a Política de Atenção Primária e Saúde, que passou por renovação na sua forma de financiamento, na maneira de criar equipes e de captar recursos por metas de qualidades. Essa é a oportunidade de reunirmos secretários municipais para realizarmos propostas que serão levadas ao Ministério da Saúde, com base na realidade do estado de Alagoas”.

Foto:  Deywisson Duarte / DECOM Penedo

Entre os 80 gestores municipais de saúde que marcaram presença no evento estava a secretária municipal de saúde de União dos Palmares, Geany Vergeth que aproveitou a oportunidade para celebrar e agradecer. “É um prazer estar numa cidade tão linda como Penedo para participar desse seminário que enriquece ainda mais os nossos conhecimentos.”

O evento que vai até sexta-feira (19) está sendo realizado no Theatro Sete de Setembro e na Biblioteca da Sociedade de Cultura e Arte Popular de Penedo, localizada ao lado da agência dos Correios, e terá também oficinas, mesas-redondas e palestras com o tema central os desafios e perspectivas da atenção primária em saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos muito contentes de sediarmos o Seminário Estadual de Atenção Primária à Saúde e contar com a presença maciça dos nossos secretários e técnicos. Sem dúvida, esse é um momento para trocar experiências para que a gente possa continuar desenvolvendo a Atenção Primária aqui no nosso estado”, afirmou o secretário municipal de saúde de Penedo, Guilherme Lopes.

Por: Fagner Honorato / Assessoria SEMS Penedo
Fotos:  Deywisson Duarte / DECOM Penedo