Secretários municipais de Saúde participam de reunião em Penedo

Encontro articulado pelo Cosems visa fortalecer a prestação dos serviços

Secretários municipais de Saúde de oito cidades das regiões do Baixo São Francisco e do Litoral Sul do estado reuniram-se em Penedo nesta terça-feira, 15.

O encontro articulado pelo COSEMS Alagoas promoveu o debate de iniciativas conjuntas para o fortalecimento da assistência no território identificado como 6ª região.

Além de Penedo, os municípios de Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Braz fazem parte da divisão estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O Secretário Guilherme Lopes destacou os avanços alcançados por Penedo, seja na rede de atenção básica, no combate ao Covid, nas campanhas de vacinação, na assistência especializada para pacientes portadores de doenças crônicas, salientando a disponibilidade de exames de média e alta complexidade no Centro de Diagnóstico e os serviços da UPA.

O ex-gestor da SEMS Penedo e atual Secretário de Saúde de Coruripe, Pedro Madeiro, reforçou a necessidade do trabalho conjunto para que a população dos oito municípios passem a dispor do serviço de hemodiálise.

Outro ponto debatido foi a composição da chapa para eleição da diretoria do COSEMS Alagoas, com apoio à reeleição de Rodrigo Buarque (Secretário de Saúde de Jundiá) e o convite para Guilherme Lopes ser o Vice-Presidente da 6ª região.

“Agradeço muito a oportunidade e o apoio dos demais municípios para fortalecemos e avançarmos com as melhorias dos serviços em todos as cidades da 6ª região”, afirmou Guilherme Lopes.

Texto e fotos Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP