Prefeitura de Penedo realiza ação de combate ao trabalho infantil e orientação sobre saúde bucal

DECOM PMP

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDSH) da Prefeitura de Penedo trabalha para a erradicação do trabalho infantil no município, sobretudo nas feiras livres da cidade, onde crianças e adolescentes ainda realizam o chamado “carrego”.

A equipe técnica da pasta percorre as feiras livres da cidade, do Centro e a do Bairro de Santa Luzia, identificando crianças e adolescentes nessa situação para orientação aos familiares, orientando e encaminhando-os para a devida assistência social.

Além disso, a gestão Crescendo Com Seu Povo acompanha as famílias em situação de vulnerabilidade social, com a inserção nos programas sociais desenvolvidos no âmbito da  SEMDSH, a exemplo do CRIA, Criança Feliz, Bolsa Família, dentre outros.

O trabalho de busca ativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação também conta com a participação do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, CREAS – Centro de Referência em Assistência Social e equipe do programa Criança Feliz em Penedo.

Ação SEMDSH sobre saúde bucal para assistidos do SCFV

SCFV

Além disso, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da SEMDSH realiza com as crianças e adolescentes atendidos, com a presença também de seus familiares, uma palestra sobre saúde bucal e os cuidados necessários para prevenir a proliferação da Covid-19.

O trabalho contou com a presença do cirurgião dentista Dr. Alcides Andrade e também da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS).

As crianças ou adolescentes e seus familiares, além de receberem todas as informações necessárias para o cuidado com a saúde bucal, também ganharam kits  de escovação, entregues pela equipe de Odontologia da SEMS.

Por: Thiago Sobral- jornalista DECOM (PMP)