Tomografias revelam aumento de complicações por Covid em Penedo

Exame está disponível no Centro de Diagnóstico da Secretaria Municipal de Saúde

Mais de 18 mil vacinas contra Covid-19 já foram aplicadas na população de Penedo até esta sexta-feira, 22. São 18.605 doses administradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) até hoje, 12.792 como primeira dose e 5.813 como segunda dose do imunizante.

Enquanto o poder público promove campanhas de conscientização e de imunização, parte da população ignora regras básicas como uso de máscara, respeito ao distanciamento pessoal, evitar aglomerações e fazer a higienização correta das mãos.

O descumprimento das orientações que evitam a disseminação do coronavírus tem feito aumentar os casos positivos de Covid, inclusive de óbitos.

O boletim epidemiológico desta sexta-feira informa o registro de mais duas mortes de pessoas em Penedo, uma moradora do bairro Santa Luzia e a outra do povoado Capela. Agora, a doença que ceifou mais de 444 mil vidas no Brasil causa 37 perdas em Penedo.

O avanço da pandemia está claro em outros dados da SEMS Penedo.

Das 101 tomografias de tórax realizadas no Centro de Diagnóstico de Penedo entre segunda e quinta-feira desta semana, 74 revelaram complicações decorrentes do coronavírus nos pulmões dos pacientes.

Quinze pacientes diagnosticados com Covid levaram ontem (quinta-feira, 21) o resultado do exame de tomografia levados até a Unidade de Referência em Síndromes Gripais. Desse total, apenas dois pacientes saíram do local com o alívio de sua recuperação completa.

Prefeitura de Penedo amplia ações de combate à Covid-19 (Foto Fernando Vinícius/Decom PMP)

Ainda em relação a Unidade de Síndromes Gripais, os cinco dias úteis desta semana resultaram em 850 atendimentos.

De segunda-feira até hoje, o número menor de atendidos foi 156 (quarta-feira, 20).Ontem, a Unidade recebeu 185 pessoas, a maior marca da semana.

O acompanhamento realizado pela Secretaria de Saúde de Penedo informa ainda o resultado positivo para Covid em 38 pessoas que tiveram material para exame coletado pelo método swab na semana passada ou no início desta.

A SEMS Penedo alerta a população para que continue seguindo as medidas de prevenção e saia de casa somente quando se fizer necessário. A pandemia de Covid não acabou.

Por Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP