Intervalo entre a primeira e a segunda dose da Coronavac é ampliado

Falta de insumo para produção da vacina pelo Butantan gerou decisão da Sesau Alagoas

Decom PMP 

O período entre a primeira e a segunda dose da Coronavac está alterado de 21 para 28 dias, sem prejuízo para a imunização contra o coronavírus.

A modificação no intervalo de tempo da vacina produzida pelo Instituto Butantan foi divulgada neste domingo, 25, pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Conselho Municipal de Secretários de Saúde.

Em nota conjunta, a Sesau e o Cosems informam sobre a necessidade da adoção da medida por conta da redução de vacinas Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde, problema que está afetando todo o país, causado por falta de insumo importado para a produção do imunizante.

A ampliação do prazo de 21 para 28 dias entre a primeira e a segunda dose da Coronavac está prevista na bula da vacina, documento que informa melhor resposta imunológica quando se aplica a segunda dose no prazo de 28 dias.

O prazo anterior de 21 dias foi estabelecido como regra geral para acelerar o processo de imunização da população.

Agora, as pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac precisam acrescentar mais sete dias em seu cartão de vacinação para corrigir a data para a segunda dose da vacina.