Penedo inicia imunização de pessoas com comorbidades acima de 59 anos

Portador precisa apresentar documentos para comprovar doença

Decom PMP com Assessoria SEMS

Matéria atualizada às 15h05

A partir desta terça-feira, 20, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) começará a vacinar o grupo de pessoas residentes em Penedo com comorbidades, imunização contra Covid-19 para pessoas acima de 59 anos, inicialmente.

O avanço na campanha de imunização contra o coronavírus para as próximas faixas etárias acontecerá à medida que chegarem novos lotes de vacinas contra Covid-19 à nossa cidade.

Os tipos de comorbidades que se encaixam nessa primeira fase de vacinação são:

• Diabetes Mellitus;
  • Pneumopatias crônicas graves;
  • Hipertensão arterial em diferentes condições;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Doenças cerebrovasculares;
  • Imunossuprimidos;
  • Anemia falciforme;
  • Obesidade mórbida;
  • Cirrose hepática;
  • Cirrose hepática.

As pessoas com Síndrome de Down de 18 a 59 anos também estão incluídas nesse primeiro momento de vacinação.

Para pessoa com doença renal crônica, em diálise, a aplicação do imunizante contra o coronavírus ocorrerá no local onde ela tem acesso ao procedimento.

Confira quais documentos podem ser aceitos para a comprovação de comorbidade

• Prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifica a imunização;
  • Exames específicos que estabelecem o diagnóstico;
  • Relatório médico;
  • Receitas para terapia específica de condições descritas;
  • Cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Central de Vacinação funciona na Escola Estadual Ernani Méro das 07h às 17 horas. Para identificação e cadastro é preciso apresentar o Cartão do SUS e um documento oficial com foto.

Vacina Solidária

Lembrando que a Prefeitura de Penedo mantém a campanha Vacina Solidária, ação que busca arrecadar alimentos para famílias em situação extrema de vulnerabilidade social em nossa cidade.

Para fazer a doação de alimento não perecível, qualquer pessoa pode se dirigir à Central de Vacinação Contra Covid-19, e levar a sua contribuição.

Aline Brás – assessoria SEMS Penedo