Serviço impede quebra de componentes do sistema que abastece a maior parte da cidade

Decom PMP com SAAE Penedo

O sistema mais importante de abastecimento de água tratada para a população de Penedo passou por manutenção no último domingo, 11 de abril, véspera do feriado que celebrou 385 anos de elevação da Vila do Penedo do São Francisco.

Passados mais de três séculos, o porto natural que viabilizou grande parte do processo de colonização do Brasil – da foz às nascentes do Nilo Brasileiro – tem uma orla urbanizada, atrativos turísticos e a principal estação do SAAE, autarquia da Prefeitura de Penedo.

Para manter o nível de excelência que o torna referência positiva, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) fez a manutenção das válvulas e bombas da estação da Rocheira.

“Esse serviço é necessário para impedir a quebra e o desgaste precoce dos componentes de bombeamento do sistema da Rocheira, composto por três válvulas, três bombas e três motores, e também para manter a qualidade na adução”, explica Marcelo Salgueiro, Gerente de Operação e Manutenção do SAAE Penedo.

“Quando o fosso de captação da estação está muito sujo, com lama e vegetação, as válvulas ficam cobertas e mesmo com a limpezas diária, elas não trabalham com toda a capacidade, diminuindo assim a captação de água e causando entrada de ar que danifica bombas e motores”, acrescenta Salgueiro sobre o serviço também coordenado por Weverton Matos, responsável pelo setor de Operações de Sistemas do SAAE Penedo.

Sistema elétrico

“Também fizemos a manutenção do sistema elétrico de bombeamento para a parte alta da cidade, trabalho feito por 12 servidores do SAAE iniciado às 5 horas e finalizado às 14 horas, prova do comprometimento do nosso pessoal com o povo de Penedo”, destaca o Diretor Presidente Carlos Dias.

Por Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP