Vídeo: Vigilância Sanitária de Penedo lança campanha educativa sobre manipulação de pescados

Equipe da Vigilância Sanitária realiza ação educativa na feira do peixe. Foto Thiago Sobral/ Decom PMP

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Penedo (SEMS) realiza campanha educativa referente ao comércio e manipulação de pescados.

Com o aumento da venda de peixes devido à Semana Santa, a Vigilância Sanitária Municipal orienta clientes e feirantes sobre boas práticas na manipulação de pescados.

De acordo com o órgão da Prefeitura de Penedo, é importante que as boas práticas comecem desde o momento em que o peixe é retirado do seu habitat ou local de criação.

Por isso, entre as orientações estão a higiene das mãos, utilização de vestuário e ferramentas adequadas ao trabalho e não manipular os alimentos com lesões ou sintomas de enfermidades que possam comprometer a qualidade e higiene dos alimentos.

De acordo com o Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária da SEMS Penedo, Ângelo Mendes, esse é um trabalho educativo com feirantes e a população em geral, conscientizando os consumidores a não adquirirem produtos mal conservados e vendidos de forma incorreta, a exemplo da venda fora do local especifico e manuseio que atente contra os padrões de higiene exigidos.

“Nossa abordagem com a população e feirantes nesse momento é educativa, explicando a população como escolher o pescado e informando também sobre o momento atual de pandemia da Covid-19, porém direcionado à Semana Santa, não deixando de exigir o uso de máscaras, álcool em gel nas bancas, distanciamento mínimo, entre as outras exigências da Fase Vermelha do Protocolo de Distanciamento Social”, explicou o Diretor da Vigilância Sanitária Municipal.

Feira do peixe

Durante a ação da Vigilância Sanitária Municipal a equipe do órgão passou de banca em banca na feira do peixe localizada na Rua Campos Teixeira e sua respectiva travessa e que está sendo realizada nesta quarta e quinta-feira 31 de março e 1º de abril respectivamente.

Foram entregues panfletos explicativos aos feirantes e consumidores e dadas orientações sobre o manuseio correto do pescado e também as formas certas de armazenamento e conservação.

Uma das bancas visitadas foi a da comerciante Silvia Rosa Lima. Ela achou muito importante essa ação da gestão Crescendo Com Seu Povo em conscientizar a população sobre as práticas corretas de manuseio e venda dos produtos.

“Quero parabenizar a Prefeitura de Penedo pela presença constante, orientando a gente sobre a venda dos produtos e também aos consumidores, ensinando a eles a comprar o peixe que esteja bem conservado e manuseado com higiene e procedência”, destacou a feirante.

Por Thiago Sobral- jornalista Decom (PMP)

Vídeo: Ricardo Alves