Óbito por Covid. Entenda como ocorre o processo que oficializa o registro

Decom PMP

Até esta quarta-feira, 31 de março, Penedo tem 25 óbitos por Covid-19. O registro oficial ainda não contabiliza perdas recentes devidos aos procedimentos obrigatórios para confirmação da morte causada pelo coronavírus.

Todo falecimento de pessoa infectada ou com suspeita de Covid-19 é acompanhado por protocolo determinado pelo Ministério da Saúde.

O óbito é registrado e enviado junto com prontuário específico da pesquisa que coleta informações com familiares da vítima, exames realizados na pessoa e dados oficiais dos locais onde ela recebeu atendimento médico e faleceu.

Além de toda burocracia própria da investigação, a confirmação do óbito e sua inclusão nos registros oficiais passa ainda pelo CIEVS (Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde) do governo estadual, instância que repassa a informação ao governo federal.

“O processo de investigação realmente é demorado, a gente precisa mandar a ficha de investigação para o hospital ou unidade de saúde onde o paciente foi atendido, onde faleceu, recolher todos os dados disponíveis para termos as respostas que são indispensáveis para consolidar as informações e enviar para o CIEVS”, explica Jamila Peixoto, Diretora de Vigilância Epidemiológica e Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penedo.

A Secretaria de Saúde de Penedo informa ainda que esta finalizando processos de investigação de óbitos e, em breve, serão confirmados ou descartados se foram causados por Covid-19.

Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP