Município tem perda irrisória de vacina e se destaca em Alagoas

Penedo é um dos poucos municípios alagoanos que está vacinando idoso a partir do 66 anos de idade contra Covid-19. Nem mesmo as duas maiores cidades de Alagoas avançam na campanha como Penedo. Maceió iniciou para 67 anos nesta sexta-feira, 26, e Arapiraca imuniza a partir dos 68 anos.

O trabalho exemplar da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) da Prefeitura de Penedo é, de fato, incontestável.

Graças a agilidade no processo de aplicação das doses, registro e repasse da informação aos órgãos oficiais e zelo no uso das vacinas, Penedo já recebeu doze lotes até este final de semana, enquanto que a maioria dos municípios alagoanos ainda está no quinto lote.

Não é por acaso que a campanha de vacinação contra o coronavírus Penedo já alcançou até 115% de aproveitamento no uso das doses entre as mais de seis mil aplicadas de um total que ultrapassa 6.700, incluindo as que ainda estão estocadas.

Mas como é possível estar acima de 100%? Guilherme Lopes, gestor da SEMS Penedo, explica.

“É preciso saber também que cada frasco de vacina contém, em média, oito, nove, dez e até onze doses. Na maioria dos casos, dificilmente a quantidade fica abaixo de dez, ou seja, temos uma sobra para utilizar e o nosso pessoal trabalha tão bem que conseguimos ultrapassar metas, dentro de recortes que são feitos por lotes, e já alcançamos percentual de 115% de aproveitamento das vacinas”, informa o Secretário Municipal de Saúde de Penedo.

Perda Técnica

Toda vez que uma remessa de vacinas é enviada, é estimada uma perda de 5%, percentual que funciona como referência para o que se considera como perda técnica, que é o descarte por vencimento da validade, após abertura do frasco.

A partir do momento em que o pequeno recipiente com vacina Coronavac é aberto, a vacina precisa ser utilizada em até 8 horas. Se for AstraZeneca, o tempo limite cai para seis horas.

Em Penedo, essa perda prevista para todas as campanhas de vacinação no Brasil sequer atinge os 5%. Até quinta-feira, 25, apenas 31 doses não foram utilizadas, segundo Guilherme Lopes.

“O nosso percentual de perda técnica é muito, muito baixo e a meta estabelecida pelo governo federal é atingir, pelo menos, 90% da população, com base em todas as doses enviadas. Isso mostra o comprometimento de nossa equipe técnica com a população, nosso pessoal tem uma experiência muito grande com campanhas de vacinação e trabalha de forma profissional, são verdadeiros guerreiros nesse momento de dificuldade cujas armas disponíveis são vacina e prevenção”, destaca.

Até agora, praticamente 8% da população de Penedo já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina contra Covid-19, proporção que tem como referência a estimativa do IBGE (63.846 pessoas) para pessoas residindo aqui no ano de 2020.

Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP