Prefeitura de Penedo e Polícia Militar fiscalizam feiras, bares e restaurantes contra Covid-19

Prefeitura de Penedo e Polícia Militar realizam ação conjunta na Feira Livre de Penedo contra Covid-19

A Prefeitura de Penedo, por meio das Secretaria Municipais de Saúde (SEMS) e de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (SEMADA), realizou fiscalização conjunta sobre o cumprimento das medidas contra Covid-19 nas feiras livres da cidade, conforme determinado em decreto do governo estadual.

A ação contou com a presença de agentes da Vigilância Sanitária Municipal, dentre outros setores da SEMS; fiscais da SEMADA e policiais do 11º Batalhão de Policia Militar (BPM), dando o apoio necessário ao cumprimento das medidas previstas por lei.

De acordo com o Diretor da Vigilância Sanitária da SEMS Penedo, Ângelo Mendes, durante a ação, os comerciantes da feira livre que já haviam sido orientados e reincidiram nas proibições da Fase Laranja foram suspensos de atuar na feira por 20 dias.

Durante a fiscalização também foram observados o uso de máscaras por parte de feirantes e clientes, disponibilidade de álcool 70% e adoção do distanciamento social.

Fiscalização

A ação conjunta também fiscalizou o fechamento de bares e restaurantes, que de acordo com o decreto estadual e portaria municipal estão proibidos de funcionar durante os sábados e domingos, exceto para atendimento por delivery ou sistema ‘pague e leve’.

Ângelo Mendes também destacou que a Vigilância Sanitária, com o apoio da Policia Militar também fiscaliza a realização de festas clandestinas, com a coibição desse tipo de prática e a adoção das medidas legais cabíveis.

“Pedir a população para assumir a sua responsabilidade diante do quadro atual da pandemia de Covid-19. É importante pensar não só em si mesmo, mas também nos outros. Esse é um fator determinante para a redução dos números relacionados a Covid-19. Se faz necessário a compreensão de todos, enquanto a vacinação ainda não está disponível para toda a população”, afirmou o Diretor da Vigilância Sanitária Municipal.