Prefeitura de Penedo apoia Chesf para implantação de nova linha de transmissão

Reunião entre a Semdsh Penedo e representantes da Chesf

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em parceria com a Prefeitura de Penedo, implanta no município o programa de Comunicação Social referente a nova linha de transmissão de energia elétrica entre os municípios de Nossa Senhora do Socorro-SE e Penedo, com extensão de 110 km.

Em reunião envolvendo a Chesf e a Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SEMDSH), foram debatidas diversas questões ligadas ao tema.

Serão realizadas oficinas, palestras entre outras ações de divulgação com os moradores dos povoados Itaporanga, Campo Redondo, Peixoto, dentre outras localidades, onde passará a nova linha de transmissão.

De acordo com a SEMDSH Penedo, a pasta conduzirá em conjunto com a Chesf, as palestras e oficinas, sobre as restrições de atividades próximas à linha de transmissão.

Também será abordado a importância das linhas de transmissão para a condução de energia elétrica a diversas localidades, sobretudo para as comunidades mais afastadas.

A realização do programa é uma medida exigida pelo licenciamento federal conduzido pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

Faixa de Servidão

De acordo com a Chesf, as ações de comunicação estão ligadas a chamada Faixa de Servidão, extensão de terra necessária para garantir a operação e manutenção das instalações e a segurança das pessoas que convivem com a linha.

Nessa faixa determinada pela legislação em vigor são proibidos dentre outras restrições, o cultivo de árvores de grande porte, realizar queimadas e/ou mineração, além de subir nas torres da transmissão.

Também é vedado por lei, jogar objetos nos sinalizadores ou isoladores, construir edificações ou benfeitorias, instalar motores, bombas e equipamentos eletromecânicos, colocar outdoors, placas, antenas de rádio ou TV, estacionar veículos ou maquinas, fazer escavações e depositar qualquer material ou lixo.