Lançamento do programa CRIA em Penedo acontece no próximo dia 08

Programa CRIA será lançado em Penedo (Foto Agência Alagoas)

Evento será realizado no ginásio da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto

Decom PMP com Agência Alagoas 

O Programa Criança Alagoana (CRIA) será lançado em Penedo na próxima segunda-feira, 08 de fevereiro, durante solenidade de abrangência regional agendada para começar às 9 horas.

Por conta da pandemia da Covid-19, o ginásio poliesportivo da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto será o local da solenidade. O espaço público amplo e aberto está situado entre o ginásio Padre Manoel Vieira, recuperado pelo governador Renan Filho, e o ginásio da Escola Estadual Ernani Méro.

O programa de distribuição de renda atenderá, de imediato, 61 mulheres residentes em Penedo, gestantes ou mãe de criança com até seis anos de idade, todas em situação de vulnerabilidade social que irão receber cem reais por mês.

Governo de Alagoas promove capacitação sobre o programa CRIA em Penedo

O recurso do Criança Alagoana deve ser empregado na compra de alimentos para famílias classificadas como pobres ou vivendo na extrema pobreza, com filhos no período da primeira infância.

Todas as gestantes que vivem em pobreza ou extrema pobreza podem solicitar o recurso, mas precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Além de atender este critério indispensável para ter acesso ao CRIA, a beneficiada deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo, levando RG, CPF, Número de Identificação Social (NIS), comprovante de residência, caderneta da gestante ou encaminhamento do posto de saúde comprovando o início do acompanhamento pré-natal.

As gestantes podem entrar com o pedido do benefício em qualquer fase da gestação e permanecerá recebendo o valor de R$ 100,00 até a criança, nascida desta gestação, completar 6 anos.

Idade limite

No caso do cadastro de crianças, é necessário que o responsável também esteja inscrito no CadÚnico e leve seus documentos pessoais e a certidão de nascimento ou RG da criança.

É importante ressaltar que o cadastrado de crianças tem idade limite de até 5 anos, mas elas recebem o benefício até completar 6 anos. O decreto do Cartão CRIA contempla ainda todas as crianças nascidas com a síndrome congênita do Zika vírus, que receberão até completar 7 anos.

Cada família só pode receber um benefício, mas existem duas exceções: famílias que possuam criança com síndrome do Zika vírus e a mãe esteja gestante, e quando existem duas gestantes na mesma casa, no caso, mãe e filha.

Exigências

Para manter o recebimento dos R$ 100, as beneficiárias precisam cumprir algumas exigências, tais como: fazer os exames e as consultas de pré-natal e puericultura (crianças); estar em dia com as vacinas; realizar avaliação nutricional e fazer acompanhamento familiar com a equipe do CRAS. No caso das crianças, é preciso que o cartão de vacina esteja atualizado.

Para reforçar esse desenvolvimento saudável, a orientação primordial é que as mães utilizem o recurso para comprar alimentos saudáveis para garantir uma melhor nutrição. Antes do Cartão CRIA, as gestantes recebiam uma cesta nutricional, mas com a flexibilidade da transferência direta, elas poderão adquir alimentos frescos e produtos de higiene para bebês e crianças, ajudando ainda a movimentar a economia dos municípios.