Vigilância Sanitária acompanha retorno das aulas presenciais em Penedo

Fiscalização do setor da SEMS analisa respeito às normas de proteção contra Covid-19

Vídeo inserido na notícia às 18h20 de 02/02/2021

Escolas que voltam a ofertar aulas presenciais em Penedo estão sendo inspecionadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS). O trabalho realizado por meio da Vigilância Sanitária verifica a adequação às normas de prevenção contra o coronavírus.

O protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde prevê, entre outros pontos, a disponibilização de álcool 70% dentro das unidades de ensino, salas utilizadas até metade de sua capacidade para comportar alunos e horário diferenciado para entrada e saída das turmas dos ensinos infantil, fundamental e médio.

Também é exigido o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para quem trabalha na escola e de máscara para estudantes.

As normas estabelecidas para início do ano letivo, adaptado à pandemia da Covid-19, já estão vigorando na Escola Nossa Senhora Auxiliadora, conforme se constatou durante a inspeção realizada nesta segunda-feira, 01 de fevereiro.

Nos acessos, tapetes apropriados para higienização da sola dos calçados e funcionários protegidos, inclusive com escudo protetor facial. No pátio coberto, um X feito com fita mostra que ainda não é possível sentar ao lado do colega no banco. No chão, marcações indicam o espaço para distância entre os que estarão na fila para a cantina.

As adequações também ocorreram dentro das salas que não tinham janelas, abertura necessária necessária para circulação do ar, e transmissão ao vivo das aulas. Assim, o pai ou responsável pelo estudante que preferir não levar a criança/adolescente para a escola, poderá acompanhar o ensino de forma on-line.

A inspeção da Vigilância Sanitária terá prosseguimento durante a semana, mais uma ação na rotina de trabalho da Prefeitura de Penedo.

“Nós já realizamos fiscalização das escolas normalmente, no que se refere aos alimentos servidos na merenda, a higiene total da escola, qualidade da água servida aos estudantes e agora, em função da pandemia da Covid-19, tomamos a iniciativa visitar para orientar e observar sobre a volta das aulas presenciais”, explica Ângelo Mendes, Diretor da Vigilância Sanitária da SEMS Penedo.

“Aqui nós encontramos tudo em perfeitas condições, seguindo as recomendações dos decretos e os decretos relacionados com o retorno das aulas”, acrescentou Ângelo Mendes sobre a escola visitada neste primeiro dia de fevereiro, frisando que a Vigilância Sanitária intensificará ações em outros setores com o mesmo objetivo: trabalhar em favor da população de Penedo no combate à Covid-19.

Texto e fotos Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP