Vivian Holanda orienta para atendimento na Unidade de Referência em Síndromes Gripais

Texto e fotos – Fernando Vinícius jornalista Decom/PMP

Imagens e edição do vídeo – Ricardo Alves Decom/PMP

Matéria atualizada às 18h50

Os sintomas são mais leves, mas provavelmente não se trata de apenas um resfriado. Na verdade, pode ser a Covid-19 se manifestando em mais uma pessoa infectada pelo vírus responsável por cerca de 210 mil mortes no Brasil, até este início de semana.

Diferente do que se observou na primeira fase de disseminação do coronavírus no país, a partir de março do ano passado, a segunda onda da doença tem apresentado sinais menos agressivos.

A avaliação tem como base o atendimento prestado pela Prefeitura de Penedo na Unidade de Referência em Síndromes Gripais, local de trabalho da médica Vivian Moura Holanda.

“Nessa segunda onda, os quadros geralmente são mais leves, a ponto de a população não suspeitar de Covid por esperar por algo muito exacerbado, muito agudo”, esclarece a profissional de saúde que desde o início da pandemia atende pacientes no centro de triagem para Covid-19, em Penedo.

Mais relaxada por conta da redução de contágio – condição alcançada graças às medidas de prevenção como uso obrigatório de máscara, higienização pessoal e de alimentos, e o distanciamento social –, a população mudou de comportamento também na hora de buscar assistência especializada.

“As pessoas estão demorando mais a procurar atendimento. Felizmente, nós estamos conseguindo tratar, ambulatorialmente, aqui mesmo no centro de síndromes gripais, com internação só em último caso”, explica Vivian Holanda.

“Venham procurar a gente para que possamos tratar mais cedo”, acrescenta a médica sobre o apelo que alerta a população sobre o risco de morte por Covid-19.

A médica Vivian Holanda orienta sobre sintomas mais leves observados em pacientes da segunda onda da Covid-19 em Penedo (Foto Fernando Vinícius/Decom PMP)

Durante a semana passada, todos os dias da semana registraram mais de 50 pessoas atendidas na Unidade de Referência em Síndromes Gripais, com pelo menos 10 diagnósticos positivos para Covid por dia.

No pico da pandemia em Penedo, a média diária de casos positivos chegou a 20.

Nesta segunda-feira, 18, 86 pessoas foram atendidas no centro de triagem que voltou a funcionar na antiga Unidade SESI/SENAI, justamente por conta da evolução de contágio por Covid-19 no município.

Dos 86 pacientes hoje, 36 foram submetidos ao teste rápido, após passar por avaliação médica, com 19 resultados positivos para contágio por coronavírus.

A Unidade de Referência em Síndromes Gripais funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17 horas. O acesso é permitido apenas com uso de máscara, sendo necessário apresentar documento oficial com foto, CPF e cartão SUS na recepção, para preenchimento de formulário padrão.

Prefeitura de Penedo amplia ações de combate à Covid-19 (Foto Fernando Vinícius/Decom PMP)