Marinha destaca medidas adotadas para a procissão fluvial de Bom Jesus, em Penedo

Bom Jesus dos Navegantes em Penedo
Thiago Sobral- Jornalista Decom (PMP)
Em entrevista concedida ao radialista Antônio Silva (Rádio Grande Rio FM/99,1 Mhz), o Capitão-Tenente da Marinha, Fernando Araújo, falou sobre as questões ligadas à procissão fluvial da maior festa religiosa de Alagoas, o Bom Jesus dos Navegantes, em Penedo, principalmente por conta da pandemia do novo coronavírus.
O oficial responsável pela agência da Capitania do Portos para todo o Baixo São Francisco e Litoral Sul de Alagoas informou sobre o que ficou acordado entre o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Prefeitura de Penedo sobre as medidas de segurança adotadas para a tradicional procissão fluvial.
“Serão adotadas medidas sobre a promoção da segurança na navegação, estando os agentes da Capitania dos Portos de Penedo presentes com força máxima para a redução de riscos. Acompanhamos 17 procissões em nossa jurisdição, desde a cidade de Delmiro Gouveia à Foz do São Francisco”, destacou Fernando Araújo.
O Capitão-Tenente salientou que a Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial sediada em Penedo, foi convocada para todas as reuniões realizadas pelos organizadores da festa, a Diocese de Penedo e a Prefeitura, que atendeu de imediato todas as recomendações feitas em prol da segurança durante a procissão.
“Durante os três últimos anos que estive à frente da Agencia Fluvial em Penedo, a prefeitura municipal atendeu as recomendações feitas e esse ano não será diferente. Está sendo oferecida a opção ao público de acompanhar, em casa, por meio de transmissão nas redes sociais, mas mesmo assim estamos preparados para um evento com um grande número de embarcações”, explicou.
Horário
O Capitão-Tenente Fernando Araújo falou sobre o horário em que começa a procissão que terá início logo após uma rápida carreata que percorrerá algumas ruas do centro da cidade às 15h, quando a imagem do Bom Jesus sairá da Capela de Santa Cruz.
Ele também destacou que na balsa está autorizada para apenas 100 pessoas, entre autoridades e membros do clero, também em conformidade com a Diocese e a Prefeitura de Penedo.
A procissão fluvial terminará antes do pôr dor sol por conta da segurança das embarcações, das quais muitas não estão preparadas para navegação noturna. Além disso, haverá intensa fiscalização sobre questões ligadas a segurança das embarcações, colete salva vidas, documentações dos condutores e embarcações e também a proibição expressa de soltar fogos dentro das mesmas.