Secretário Marcos Beltrão destacou importância do controle nos acessos à cidade durante entrevista para a Rádio Farol Melodia. Confira também os dados divulgados do trabalho de prevenção que impediu a evolução precoce do coronavírus em Penedo
Cerca de 35 mil mil pessoas deixaram de circular em Penedo desde 26 de março, data do primeiro dia de funcionamento das barreiras sanitárias instaladas pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) nos principais acessos à cidade, inclusive no porto fluvial.
A estimativa foi divulgada pelo gestor da SEMS Penedo, Marcos Beltrão, durante entrevista concedida à Rádio Farol Melodia nesta quarta-feira, 22 de julho.
“É um número muito expressivo. Você imagine que se 1% dessas 35 mil pessoas estivessem infectadas, seriam mais 350 pessoas contaminadas circulando na cidade. Ou apenas 0,1%, já seriam mais 35 pessoas com Covid”, destacou o Secretário de Saúde ao radialista Kleber Braga.
O trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Penedo impediu a propagação descontrolada do novo coronavírus no município que tem a menor taxa da doença entre todos os seus vizinhos e nas cidades de médio e grande porte de Alagoas.
“Dependendo de onde a pessoa contaminada fosse, a disseminação do vírus poderia alcançar muito mais pessoas em Penedo e se não a gente não tivesse colocado as barreiras, nós já teríamos, sem sombra de dúvida, mais de dois mil casos confirmados de Covid-19 e o número de óbitos estaria triplicado”, acrescentou Marcos Beltrão.
Com a iminente flexibilização das regras sanitárias, as barreiras sanitárias serão readequadas, controle que já tem mais um foco de atuação: os ocupantes dos veículos transportados nas balsas que fazem a travessia Alagoas-Sergipe.
O serviço entre Penedo e Neópolis foi retomado no início da semana e, desde então, gerou a abordagem dos profissionais de saúde em 287 pessoas que tiveram a temperatura aferida.
A verificação que pode detectar um dos sintomas da Covid-19 impediu a entrada de 103 pessoas em Penedo do dia 26 de março até hoje, conforme o resumo das ações divulgado hoje. E somente nas últimas 24 horas, 5.147 pessoas foram abordadas nas barreiras sanitárias para a realização do procedimento.
Desde 26 de março, 4.377 veículos não passaram das barreiras sanitárias e 1.213 passageiros retornaram para as embarcações, no porto das lanchas, porque não tinham justificativa plausível para circular em Penedo.
O controle da SEMS emitiu em mais de 100 dias de atividade 4.194 fichas para quem está em tratamento de saúde ou com consulta médica agendada na cidade histórica.
Ainda durante esse período, 1.336 cadastros de prestadores de serviços essenciais foram emitidos para identificar esses trabalhadores, além de 844 termos de responsabilidade para quem chega na cidade, vindo de outro estado.
Também foram emitidas mais de 27 mil fichas de acesso (27.122), controle para quem está só de passagem pela cidade, seguindo viagem.
Por Fernando Vinícius – Jornalista Decom PMP