O trabalho de controle nos acessos ao município realizado pelas Barreiras Sanitárias montadas em diversos pontos, incluindo as estradas vicinais que passam pelas zonas urbanas e rural, estão completando dois meses nesta terça-feira 26.

Os números mostram que o controle no acesso à cidade, tem evitado que o número de casos de covid-19 aumente em Penedo.

Nesta terça-feira-26, 3926 pessoas tiveram a temperatura verificada em alguma das barreiras sanitárias de Penedo. Somando durante o período  de atuação, 84 pessoas, que não puderam entrar na cidade porque apresentavam quadro febril, um dos sintomas da Covid-19.

Outros 3.082 veículos também tiveram que retornar das barreiras sanitárias, desde o dia 26 de março, por não terem uma justificativa válida para ingressar no município, conforme decreto emergencial em vigor.

Além  disso 725 pessoas  tiveram que retornar para os transportes fluviais no porto das lanchas, por também não apresentarem os requisitos necessários para a entrada em Penedo.

Funcionando 24 horas por dia, as barreiras contabilizam quase dez mil (9.819) fichas de controle emitidas, 397 termos de responsabilidade assinados e 1121 cadastros de profissionais de serviços essenciais.

OMC

As barreiras sanitárias instaladas pela Prefeitura de Penedo seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMC) para o controle da propagação do Novo Corona Vírus (Covid-19), sendo uma das ações do município no combate a pandemia.

Contando para isso com a participação de Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS),agentes da Guarda Municipal e da SMTT, além do apoio da Polícia Militar.

Thiago Sobral- Jornalista Decom (PMP)