Prefeitura de Penedo informa primeiro caso confirmado da gripe Covid-19

O primeiro caso de pessoa residente no município de Penedo contagiada pelo conoravírus, causador da gripe Covid-19, está confirmado. O contágio de uma idosa foi anunciado pelo Secretário Municipal de Saúde, Marcos Beltrão, durante transmissão ao vivo nas redes sociais do Prefeito Március Beltrão.

O prontuário médico da paciente informa que ela foi atendida na UPA de Penedo no dia 22 de abril, sendo encaminhada ao Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe. O teste rápido deu positivo, resultado confirmado por meio do exame PCR, conforme protocolo estabelecido para a confirmação de casos relacionadas à pandemia do coronavírus.

Além do primeiro casos confirmado, até as 10 hora de segunda-feira, 27, Penedo registrava também seis casos descartados, nenhum suspeito e 16 casos monitorados de Covid-19, situação de pessoas que apresentam sintomas e estão sendo monitoradas pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Isolamento Social

Ainda durante a live, Marcos Beltrão reforçou a necessidade de respeito ao isolamento social e informou que a prefeitura vai adotar medidas mais rigorosas nas barreiras sanitárias e na fiscalização sobre o uso de máscaras em agências bancárias e estabelecimentos comerciais, parabenizando os servidores que atuam diretamente no combate à Covid-19.

Já o Prefeito Március Beltrão divulgou o início das obras de adequação do antigo Semep como hospital onde serão instalados leitos de UTI e de enfermaria para atender casos relacionados ao problema de saúde pública que já causou a morte de 32 pessoas em Alagoas até o início deste semana.

O gestor também informou que decidiu adotar quarentena por 14 dias em função de contato que teve com pessoa que testou positivo para o coronavírus.

Apesar da medida preventiva, Március Beltrão frisou que continuará trabalhando, de forma remota, destacando também as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (Semdesh) no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Por Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP