A Educação Infantil ofertada pela Prefeitura de Penedo é ampliada com Berçário 1 e 2 em creches-escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A assistência para famílias de baixa renda com crianças da faixa etária de 0 a 5 anos é um grande benefício social gerado pelo governo Március Beltrão/Ronaldo Lopes.

O avanço disponível nas creches Vovó Judith e Lúcia Nogueira também foi implantado nas creches Menino Jesus – situada no bairro Santa Luzia (Barro Duro) – e Denilma Bulhões (Conjunto Rosete Andrade).

As duas unidades ganharam também infraestrutura de alto padrão, com espaços adequados para as diferentes atividades da rotina diária que inclui a oferta de cinco refeições para a criançada.

Creches da Semed Penedo funcionam com assistência ampliada (Foto Fernando Vinícius)

Para os menorzinhos, até material de higiene pessoal é disponibilizado gratuitamente, inclusive fraldas descartáveis. As melhorias estão em todos os ambientes das creches dotadas de novos brinquedos e materiais pedagógicos, além de cantinhos aconchegantes que, em breve, serão climatizados.

Confira o vídeo sobre as creches Menino Jesus e Denilma Bulhões da Semed Penedo

“Nós ainda não fizemos a inauguração oficial porque estamos aguardando a entrega dos condicionadores de ar que adquirimos por meio de licitação”, explica a gestora da Semed, Cíntya Alves.

Apesar da ausência do equipamento, as salas são arejadas naturalmente e dispõem de ventiladores. Nesse ambiente acolhedor, meninos e meninas já desfrutam de mais uma inovação lançada pela Coordenação da Educação Infantil da Semed Penedo: o Projeto Ler e Sonhar.

Creches da Semed Penedo funcionam com assistência ampliada (Foto Fernando Vinícius)

A contação de histórias pelas ‘tias’, como as professoras são carinhosamente chamadas pelas crianças, acontece após uma das refeições do dia e tem função pedagógica, propiciando o encantamento desencadeado pela literatura, inclusive nos momentos que antecedem um breve repouso.

“Nossas crianças são muito bem tratadas e eu agradeço as nossas funcionárias que cuidam delas e também aos pais que confiam na seriedade de nosso trabalho. Se não fosse dessa forma, certamente não haveria aumento da procura por matrícula em nossas creches”, destaca Cíntya Alves.

Creches da Semed Penedo funcionam com assistência ampliada (Foto Fernando Vinícius)

A Secretária Municipal de Educação frisa ainda o apoio do prefeito Március Beltrão e do vice Ronaldo Lopes para o sucesso da evolução da Educação Infantil durante a gestão Terra do Desenvolvimento e da Cultura.

Texto e fotos – Fernando Vinícius (jornalista Decom PMP)

Ricardo Vídeo – imagens e edição