Projeto Lapidando Mentes destaca importância de saber administrar finanças

Por Fernando Vinícius – jornalista Decom/PMP

A sabedoria popular ensina que não devemos gastar mais do que ganhamos. A regra é básica e serve para qualquer situação, da feira familiar até a empresa, de grande ou pequeno porte, do Micro Empreendedor Individual (MEI) aos gestores de uma rede de trabalho de amplo alcance.

Apesar de conhecida, pode ser que a falta de informações prejudique a gestão do negócio. Para suprir essa ausência de orientação, a Coordenadoria Municipal da Juventude da Prefeitura de Penedo faz a ponte entre quem precisa da qualificação e onde ela está disponível, de forma acessível a qualquer pessoa e gratuita.

As ferramentas são parte do Projeto Lapidando Mentes, desenvolvido pelo Coordenador Municipal da Juventide, Cleyton Porfírio. Essa articulação do setor vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte e Juventude (Seclej) da gestão ‘Penedo, Terra do Desenvolvimento e da Cultura’ aponta o caminho para quem precisa saber administrar corretamente o dinheiro que ganha, o curso de gestão de finanças pessoais.

Disponível no portal do SINAJUVE (Sistema Nacional de Juventude) do governo, o curso online aborda temas como relação das pessoas com o dinheiro, orçamento pessoal ou familiar, crédito e endividamento, consumo planejado e consciente, poupança e investimento, prevenção e proteção, e ainda consumindo serviços financeiros.

Coordenadoria Municipal da Juventude

Quem concluir todos os módulos, recebe certificado emitido pelo Banco Central. Em Penedo, qualquer dúvida ou se precisar de outras informações, basta se dirigir à sede da Coordenadoria Municipal da Juventude, pavimento térreo da Seclej na Rua Dâmaso do Monte (Ladeira da Igreja da Corrente), nº 141, Centro Histórico, das 7h30 às 13h30.