Semed desenvolve atividades em educação ambiental em parceria com o IMA e Secretaria de Meio Ambiente

A Secretaria municipal de Educação de Penedo- Semed por meio da Coordenação de Educação Ambiental iniciou com os alunos da rede municipal, as atividades referentes à área, que estão previstas para ocorrerem ao longo do ano de 2019. No último dia 22 de março foram realizadas as atividades alusivas ao Dia mundial da água, que contou com a participação dos alunos da rede municipal de educação para uma aula no Barco escola, projeto realizado em conjunto com a Secretaria municipal de Meio ambiente de Penedo e o Ima- Instituto do meio ambiente de Penedo, que ocorrerá durante todo ano.

Além disso ocorrerão ao longo de 2019, diversas  Palestras com temas referentes ao Meio Ambiente, escolhidos por cada escola; Oficinas com materiais recicláveis, gincanas ecológicas, estudo de Meio Ambiente, mutirão de limpeza nas margens do Rio São Francisco e peças teatrais nas escolas. Supervisionado pelo Coordenador de Educação Ambiental do município e autor do projeto de Educação Ambiental ano 2019, Allan David Rodrigues de Assis.

De acordo com informação da Semed a realização das atividades de educação ambiental  fazem parte do planejamento estratégico da secretaria e estão, pautadas de acordo com o art. 3ª da lei municipal nº: 1.182/ 2003, que trata da Política Municipal de Meio Ambiente; Na lei nº: 9.433/97, que tange a Política Nacional de Recursos Hídricos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos 2011-2015 e a Agenda 2030, que prevê a adoção de medidas pelos países, visando o desenvolvimento sustentável.

O objetivos do projeto estão relacionados ao Programa Nacional de Educação Ambiental, pensando nisso, todas as atividades que estão sendo desenvolvidas serão para sensibilizar toda comunidade escolar e a sociedade no processo de preservação e conservação dos recursos naturais do Meio Ambiente, possibilitando assim melhores qualidades de vida para gerações do presente e também as futuras.

O referido projeto tem como ênfase a produtividade das ações no cunho educacional, com ações sendo desenvolvidas nas 28 unidades educacionais da rede municipal de educação, estão em parcerias com o Instituto do Meio Ambiente – IMA, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente .  As aulas do barco- escola ocorrerão de acordo com um cronograma que durará todo ano de 2019 com uma metodologia  lúdico- pedagógicas focando na conscientização da importância do Meio Ambiente e da preservação do Rio São Francisco.

“Esse projeto realizado em parceria com a Secretaria Municipal  de Meio Ambiente e o IMA  é mais uma ação da Semed ofertando aos nossos alunos  conhecimento acerca da preservação do meio ambiente para que com isso eles possam também  repassar em suas casas e comunidades o apredizado  adquirido sendo agentes multiplicadores na defesa da nossa natureza”, destacou a Secretária Municipal de Educação, Cyntia Alves.