Secom PMP
O Chalé dos Loureiros, prédio do século XIX, que durante muito tempo esteve deteriorado foi reinaugurado no ultimo sábado (15), após investimento de R$ 1,7 milhão em sua restauração, obra realizada com recursos do PAC- programa de Aceleração do Crescimento das cidades históricas.
O evento de inauguração do prédio que abrigará o museu do Homem do São Francisco, contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais, incluindo o Prefeito de Penedo Marcius Beltrão, o Vice-Prefeito Ronaldo Lopes, a Presidente do Iphan Kátia Borgea, Superintendente do Iphan Alagoas Mario Aluísio, secretários municipais, vereadores, representantes do Ministério da Cultura, entre outros.
O casarão localizado na Avenida Getúlio Vargas chama atenção pela imponência e beleza arquitetônica, imóvel construído no século 19 pelo engenheiro Joaquim Loureiro.
No ano de 1931, durante visita à Penedo, o chalé recebeu o então presidente Getúlio Vargas e outras figuras ilustres, sendo essa a razão do nome de uma das principais avenidas da cidade.
A restauração do Chalé dos Loureiros incluiu a recuperação e conservação da infraestrutura, lambrequins e toda a cobertura, gradeamento e pisos, que agora exibem os originais em madeira. O local também recebeu rampa e um elevador, para dar acessibilidade ao prédio e também conta com um sistema de combate a incêndio. Um ponto de destaque foi à recuperação de diversas pinturas de parede, que estavam escondidas debaixo de camadas de tintas.
A restauração do Chalé dos Loureiros integra o PAC Cidades Históricas, investimento que viabilizou a requalificação do Largo de São Gonçalo e a restauração do Montepio dos Artistas, do Círculo Operário, da Biblioteca de Sociedade e Cultura e Arte de Penedo, e do Theatro Sete de Setembro.
O Superintendente do Iphan Mario Aluísio destacou o empenho da Prefeitura de Penedo para incluir o projeto que incluiu o Chalé dos Loureiros no PAC Cidades Históricas e também afirmou estar muito feliz com o resultado da obra que classificou como a obra mais bonita do PAC em todo o Brasil.
O Prefeito de Penedo Marcius Beltrão destacou que todas as obras do PAC estão praticamente prontas e a importância da restauração do Chalé dos Loureiros por sua dimensão histórica, social e arquitetônica, que abrigará o Museu do Homem do São Francisco, importante para o resgate da historia de Penedo.
Durante seu discurso, Marcius Beltrão também homenageou o Fundador da Casa do Penedo Francisco Sales, que sempre sonhou em ver o casarão restaurado.
A Presidente do Iphan Katia Borgea afirmou que os recursos necessários para o acervo do museu estão garantidos, salientando a importância da parceria com a Prefeitura de Penedo para o sucesso dos projetos, além do empenho do superintendente do Iphan em Alagoas Mario Aluiso, destacando a necessidade do trabalho em conjunto para o sucesso das obras realizadas.
“As coisas só funcionam quando todos estão juntos, a gente senti a vontade e a força de querer fazer, da equipe da Prefeitura de Penedo e também, do Iphan. Então tudo deu certo, a gente conseguiu liberar as verbas em Brasília, apesar do momento difícil da economia do Brasil e o resultado está ai, com mais essa inauguração”, destacou.
Projetos aprovados
1 – Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo (inaugurado)
2 – Teatro Sete de Setembro (inaugurado)
3 – Marina Pública (inaugurado);
4 – Cine Penedo (Projeto em execução);
5 – Monte Pio dos Artistas (Inaugurado em junho de 2016);
6 – Círculo Operário (Inaugurado em setembro 2016);
7 – Biblioteca de Penedo (Inaugurado em setembro de 2016);
8 – Chalé dos Loureiros ;
9 – Cais da Marina Pública (em execução);
– Total: R$ 20.887.000,00.