Prefeitura e IMA se reúnem com antigos trabalhadores do lixão para definir ações

Uma  reunião com as  famílias residentes no Povoado Capela, que  trabalhavam como catadores de materiais recicláveis no antigo lixão foi realizada na última quarta-feira (30) pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Secretaria de Meio Ambiente  de Penedo e IMA- Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, através  da equipe existente na  base  da APA(Área de proteção Ambiental) da Marituba, para  viabilizar alternativas que garantam novas formas de produção econômica e que assegurem a autonomia familia, para as famílias residentes naquela localidade.

De acordo com Vinicius Barbosa, Coordenador de Planejamento da Semthas o encontro teve o objetivo de integrar as futuras ações com a comunidade local, para que essa estivesse atuante na construção de alternativas e estratégias que atendam aos anseios daquelas famílias, dando sentido e pertencimento a quaisquer intervenções do poder público.

De acordo com Paulo Freire, Secretário Municipal de meio ambiente, a aproximação com essas famílias foi iniciada ainda antes do fechamento do lixão, quando se realizou o levantamento das pessoas que lá trabalham e, com esses dados, iniciou-se o planejamento das ações futuras. Esse encontro de hoje para serem alinhados os próximos passos, analisando quais ações são viáveis, considerando as condições existentes para execução.

“O próximo passo deve apontar para a viabilização da cooperativa de catadores de materiais recicláveis, o que dará condições de atrelarmos preservação ambiental à geração de renda. E nesse sentido, precisamos reconhecer a experiência dessas pessoas que já trabalhavam no antigo lixão”,  Destacou Paulo Freire, Secretário de Meio ambiente.