Semthas realiza palestra no Lar São José

Iniciando a semana da pessoa idosa, o lar São José estará realizando uma série de atividades em virtude da data. Como parte das comemorações na última quarta-feira (27), a Secretaria Municipal do trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas) realizou uma palestra com o Psicólogo Vinícius Barbosa, Coordenador de planejamento da secretaria, para os idosos, funcionários, representantes de entidades, estudantes entre outros.

Durante o encontro, Vinicius Barbosa falou sobre a importância de envelhecer com qualidade de vida e também sobre a proteção dos direitos dos idosos para que não ocorram violações de nenhuma espécie, pois essas trazem diversos sofrimentos para os idosos. Também foi destacado a importância do dialogo como prevenção a depressão, principal causa de suicídio entre pessoas de diversas faixas etárias.

“É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor, tendo todo cidadão o dever de comunicar às autoridades competentes qualquer ato de violação”, explicou.

Outro ponto foi com relação ao disk 100 e a importância de toda população denunciar qualquer caso que cause dano ao idoso e nos casos mais graves acionar a polícia para realizar os procedimentos cabíveis. Também falou sobre a obrigatoriedade de atendimento preferencial em repartições públicas, bancos, supermercados, entre outras, um direito dos idosos que deve ser respeitado. Outro direito é a gratuidade do transporte público, nos ônibus coletivos.

O palestrante Vinícius Barbosa citou o Beneficio de Prestação Continuada (BPC) e a obrigatoriedade do beneficiário em estar no Cadastro Único do município, sendo esse um beneficio para pessoas com idade superior a 65 anos e que preencham as demais condições determinadas pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).