Saae Penedo incia ‘Semana do Meio Ambiente’ com passeata, peixamento e barco-escola

Cerca de 150 mil alevinos foram inseridos no Rio São Francisco

Começou nesta segunda-feira, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma semana de eventos promovido pelo Serviço Autônomo de Água Esgoto – SAAE da cidade de Penedo, em parceria com diversos órgãos.

Nas primeiras horas desta manhã, centenas de estudantes da rede pública e particular, além de pessoas ligadas a órgãos e ONGs, saíram em passeata pelas ruas do município ribeirinho. Essas pessoas, além de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, traziam faixas e cartazes em defesa do ‘Velho Chico’, rio que margeia a cidade histórica de Penedo.

Alunos do IFAL, UFAL, Gabino Besouro, Nossa Senhora Auxiliadora, Barão de Penedo e de outras instituições participaram da passeata ativamente, assim foi notada pelo Diretor de Relações Públicas do SAAE, Caio Gonçalves:

“É muito bom ver o apoio dos jovens de Penedo, participando dessa passeata, evento que é de fundamental importância em defesa do ‘Velho Chico’. O SAAE de Penedo está fazendo a sua parte, promovendo uma semana inteira de atividades ligadas ao meio ambiente durante esta semana.” Finalizou Caio Gonçalves.

A caminhada seguiu até o Porto das Balsas sendo dirigida pelo Presidente Interino do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, o penedense Maciel Oliveira. Maciel usou da palavra por várias vezes, incentivando as pessoas sobre a consciência de revitalização do ‘Velho Chico’ e também fez duras críticas quanto a transposição e até o recente posicionamento do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou a retirada dos EUA do Acordo de Paris.

CERCA DE 150 MIL PEIXES REPOVOARAM O RIO SÃO FRANCISCO EM PENEDO

Ao chegarem no destino final, foi a vez da segunda atividade do dia, o peixamento no Rio São Francisco. A Codevasf, uma das parceiras do SAAE nesta Semana do Meio Ambiente, disponibilizou cerca de 150 mil alevinos, dentre eles: Surubim, Piaba, Piau, Xira e Pirá, este último peixe símbolo da bacia hidrográfica e praticamente extinto na região do Baixo São Francisco, que foram colocados no rio para repovoação.

Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer de perto um pouco mais das espécies dos peixes nativas do rio, e se surpreenderem com a grande quantidade de alevinos que foram devolvidos à natureza.

ESTUDANTES PARTICIPARAM DE PASSEIO NO BARCO-ESCOLA

Na última etapa desta segunda, foi a vez dos alunos de escolas públicas e particulares participarem de uma aula diferente. Embarcados em um catamarã, os estudantes participaram de um passeio nas margens do Rio São Francisco e receberam palestras sobre o meio ambiente e também sobre segurança para banhistas e passageiros de embarcações.

A Semana do Meio Ambiente é uma realização do SAAE de Penedo em parceria com: Prefeitura Municipal, IMA, CODEVASF, IFAL, UFAL, Santa Casa de Misericórdia de Penedo, SINDSPEM, Marinha do Brasil e CBHSF.

Nesta terça e quarta-feira o evento segue com trilha ambiental na Apa da Marituba (08h) e Plantio de Mudas (09h)

Confira todas as fotos: