Em sua história, conde, imperador e presidentes. Penedo é rica culturalmente e figura nos anais da história brasileira. Buscando incentivar o civismo nos estudantes da rede municipal de ensino, a prefeitura, através da Secretaria de Educação, colocou seis escolas para participar dos 192 anos de Independência do Brasil.
A importante data para a nação, pelo significado, também celebra em Penedo o aniversário do primeiro teatro de Alagoas, o Theatro Sete de Setembro (130 anos), construído a pedido do português Carvalho Sobrinho e, assinado pelo arquiteto italiano Giovanni Luigi Giuseppe Lucarini.
O prefeito emocionado destacou a importante data e a presença do público que lotou umas das mais belas Avenidas da cidade, localizada no Centro Histórico.
“Que momento lindo para nós, ver a Avenida Floriano Peixoto repleta de gente para prestigiar o dia que comemoramos a nossa Independência. Todos estão de parabéns, pela organização do evento, e o nosso povo, que ficou para ver a última escola passar. Também aproveito o momento para agradecer a organização em trazer de volta o desfile para o belo cenário, o Centro Histórico da cidade, o local que tem o que comemorar, pelo aniversário do imponente Theatro que faz aniversário”, destacou Marcius Beltrão.
Seu primeiro desfile cívico a frente da pasta, o secretário de Educação também lembrou a importante data em que deixamos de ser governados pela Coroa.
“São duas datas importantes para nós, a Independência, momento muito significativo, quando deixamos de ser governados pela Coroa Portuguesa, a partir de então, começamos a trilhar nosso caminho. O outro momento do dia, o nosso majestoso Theatro Sete de Setembro, que completa 130 anos de erguido. Duas datas que merecem o nosso reconhecimento e respeito. Por isso, buscamos incentivar nosso alunado e as escolas do município, todas reverenciaram o Theatro pela seu significado para toda a região no Baixo São Francisco”, colocou o secretário Luciano Lucena.
Neste ano, além das Armas do País e do Estado, o desfile contou com a presença de seis escolas da rede municipal, quatro da rede estadual e três da rede privada de ensino. Além da maçonaria, CAPS, Musical Penedense e Monte Pio dos Artistas.
Data especial
Também em festa, o secular Theatro Sete de Setembro, que completou 130 anos, teve sua programação oficial aberta. Com o Coral Vozes de Penedo, cantando da sacada da primeira casa de espetáculos de Alagoas, foi oficialmente aberta à programação cultural do belo prédio erguido na Avenida Floriano Peixoto, com a assinatura do arquiteto italiano Giovanni Luigi Giuseppe Lucarini.
Idealizador do primeiro teatro de Alagoas
O Theatro Sete de setembro foi idealizado pelo português Manoel Pereira Carvalho Sobrinho. Ele foi erguido a partir do dia 08 de setembro de 1878, data do lançamento da pedra fundamental. E inaugurado em 07 de setembro de 1884.
A primeira montagem que recebeu foi o drama – O Violino do Diabo -, adaptação de um livro escrito por Dr. Agnelo Leite, muito lido à época.
Programação de aniversário do Theatro Sete de Setembro
08/09/14 – SEGUNDA-FEIRA
20h – CORDEL DO AMOR SEM FIM
Cia. Maria Dengosa de Teatro
21h – ENQUETE 80/130
Escola Estadual Comendador Peixoto
09/09/14 – TERÇA-FEIRA
19h – CINEMA NO SETE ESPECIAL
20h – BALLET DAS ALAGOAS e BALLET DO CENTRO CULTURAL LYGIA TOLEDO
10/09/14 – QUARTA-FEIRA
20h – GRUPO MALACADA – Maceió
21h30min – SARAU POÉTICO – Francis Batista
11/09/14 – QUINTA-FEIRA
19h – ORQUESTRA PIFÂNICA
19h30min – ENCONTRO DE COROS
20h30min – ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFAL
12/09/14 – SEXTA-FEIRA
19h30min – PROJETO TAMBORES DA UFAL
20h – COMO NASCE UM CABRA DA PESTE
Cia. Penedense de Teatro
21h – LITO E BANDA
13/09/2014 – SÁBADO
19h30min – BANDA MONTE PIO DOS ARTISTAS
20h – LANÇAMENTO DO SELO COMEMORATIVO E HOMENAGENS
COM SAX DE VINÍCIUS MATOS
21h – BANDA CORES DO MAR