A Associação Comunitária de Reabilitação e Equoterapia Santa Clara – Acresc, criada pela penedense Raquel Tavares é referencia na 6º região do estado de Alagoas, no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em diversas enfermidades e traumas. Surgindo em 2009, tendo como motivação o fato da filha da fundadora possuir necessidades especiais e devido à dificuldade em se encontrar tratamento especializado em Alagoas, o local possui diversas salas para realização de fisioterapia, terapia ocupacional, eletrocardiograma, atendimento psicológico, acompanhamento com assistentes sociais e nutricionistas. Além de um amplo espaço onde os pacientes praticam a equoterapia.
De acordo com Raquel Tavares, o centro que funciona em um amplo espaço na saída da cidade, atende diariamente das 7h30min às 17h, exclusivamente para os pacientes da rede pública de saúde. Anteriormente, o centro só atendia a pacientes do SUS, porém, depois de firmado convênio, passará a atender também pelo Conisul – Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas; que são encaminhados pelas Secretarias de Saúde dos Municípios conveniados: Penedo, Igreja Nova, Porto Real de Colégio, São Sebastião e os demais municípios que compõem a 6º região.
A atual sede da Acresc começou a ser construído em 2009 e teve as obras concluídas no ano de 2011, contando com uma estrutura comparada apenas as melhores clínicas do segmento particular. Durante os dois primeiros anos de existência, a instituição funcionou em outro imóvel menor, localizado na rodovia Mario Freire Leahy.
“Além dos pacientes com diversos traumas, também estamos atendendo a casos de crianças com microcefalia em Alagoas, sendo referência pelo estado, com publicação no diário oficial”, explicou.
Para ser atendido na Acresc, o paciente necessita do encaminhamento da Secretaria de Saúde conveniada, ou do Conisul, e deve procurar a instituição portando seus documentos pessoais como: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
Equoterapia
A equoterapia é um método terapêutico que auxilia na recuperação de pacientes com problemas de locomoção, causados por diversas patologias clínicas, contribuindo assim, com a reabilitação e melhora nos movimentos:
“Pacientes com Síndrome de dow, AVC, idosos, transtornos de hiperatividade, traumas causados por acidentes são tratados com equoterapia e melhoram. Alguns deles, antes não podia se mexer e após o tratamento, tiveram uma evolução muito positiva”, encerrou a fundadora da Associação Raquel Tavares.
Um exemplo da recuperação propiciada pelo tratamento é a paciente Maria Clara, filha da proprietária. Ela passou a se expressar melhor, tendo efeito positivo também nos seus movimentos.