Desde o dia 03 de janeiro, início dos festejos da 132ª edição da Festa de Bom Jesus dos Navegantes, a cidade de Penedo vem acolhendo visitantes de todo o país, que aproveitam o calendário de celebrações para agregar num só destino a junção de várias coisas boas.
Seja para desfrutar da exuberância e das maravilhas naturais do Velho Chico e de toda a região Sul de Alagoas, para explorar as ruas do centro histórico tombado pelo patrimônio nacional, a cidade apresenta uma diversidade de opções que vale a pena conhecer. Pensando nisso, a pedagoga de Santa Catarina, Sandra Muller planejou durante anos a sonhada visita e finalmente veio.
“Estou realizando um grande sonho, vir conhecer Penedo. Pretendo explorar cada canto da cidade histórica, aproveitar a movimentação da festa e ainda desfrutar das belezas do São Francisco, um rio que é dos mais importantes para nós, brasileiros. Tudo que vi até agora me parece encantador”, resume, com aprovação das companheiras de viagem, Vera Lúcia e Amanda Amarante.
A família da Eusa Monteiro da Costa, do Rio de Janeiro, também se encantou com o que viu. Passeando entre os monumentos, igrejas, escadarias, praças, conventos e palácios, na cidade emoldurada pelas águas do Velho Chico, eles encontram boas surpresas por toda parte. “O que me marcou foi à capela dos negros”, observa Wilson Monteiro. Moradores de Aracajú, capital de Sergipe, estado vizinho, o casal Alan Jesus Souza e Jéssica Silva vieram para aproveitar o melhor da programação artística e cultural da festa.
Turismo fomenta negócios
O comércio também comemora o aumento das vendas no período. Segundo o proprietário de uma das lojas de departamento do Centro, nesse período do ano as vendas apresentam crescimento médio de 15% no faturamento do setor.
A cidade cheia também atrai quem quer ganhar dinheiro. O vendedor ambulante João Ferreira Filho veio de Feira de Santana para vender brinquedos para a criançada. “É a primeira vez que venho a Penedo. Fiz uma pesquisa na internet e descobri que haveria essa festa, então resolvi vir ganhar um dinheiro e conhecer a cidade”, disse.