Com reajuste de 7%, prefeito de Penedo aceita proposta para encerrar greve da Educação

encontro prefeito, promotor e sindicato 03

 

Na última quinta-feira (03), em reunião provocada pelo promotor da Infância e da Juventude de Penedo, Luiz Izadilho, envolvendo a Prefeitura de Penedo e o Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), foi discutido os rumos da greve dos servidores da Educação.

Por horas de discussões, com apresentação de documentos e relatórios, tanto da Secretaria de Educação, quanto do movimento grevista, uma nova proposta, seguindo orientação do representante do Ministério Público do Estado (MPE), foi posta pelo Sindspem, ao Município.

Naquele primeiro encontro, ficou definido pelo prefeito Marcius Beltrão e pelo secretário de Educação Luciano Lucena, que a proposta de 7% apresentada pelo sindicato e aconselhada pelo promotor Luiz Izadilho, teria que ser apreciada novamente.

“Com a nova proposta colocada pelo sindicado, decidimos estudar a viabilidade econômica do reajuste nas contas do Município. Com novos cálculos, acatamos o pedido do sindicato para encerrar o movimento grevista. Estamos dispostos a oferecer os 7%, conforme ficou definido no encontro e orientado pelo promotor ao sindicato, diante do momento da economia. Com isso, a greve dos professores deve ser encerrada ainda na sexta-feira (11)”, frisou o chefe do Executivo.

Marcius Beltrão ainda lembrou que várias greves nos âmbitos federal e estadual foram desencadeadas simultaneamente, trazendo grandes perdas para diversos setores e toda a população.

“O Brasil economicamente passa por um momento difícil. Aceitamos a proposta do sindicato dentro dos limites da administração. Vamos continuar trabalhando para manter as contas públicas na normalidade. Lembrando ainda, que tudo foi feito pensando nas nossas crianças. Também destaco a participação primordial do promotor Luiz Izadilho para encerrar essa discussão. Seu papel na defesa tão somente das crianças, merece nosso reconhecimento, diante do desprendimento pela sua condução centrada nos debates. Lembro ainda, que nestes três meses de paralisação, não houve prejuízo financeiro para os grevistas. Todos eles continuaram recebendo seus vencimentos rigorosamente em dia. Vamos trabalhar agora para recuperar o calendário escolar e, minimizar as perdas dos nossos alunos”, concluiu o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão.

O documento acolhendo a proposta de reajuste de 7% para encerrar a greve dos professores foi protocolada e apresentada na manhã desta quinta-feira (10), em novo encontro na Promotoria de Penedo. Com isso, deve ser levada para apreciação da categoria em nova assembleia, que deve ocorrer no auditório do sindicato nesta sexta-feira (11).