Última edição do ‘Saúde Mais Perto de Você’ realizou mais de 1 mil atendimentos

Saúde PSF Rosete01

A iniciativa busca facilitar o acesso da população a uma série de procedimentos médicos de uma só vez. Criado em 2013, o programa ‘Saúde Mais Perto de Você’ gradativamente tem aumentado à demanda de atendimento e o alcance.

Na última edição que ocorreu na sexta (14), segundo levantamentos da Secretaria de Saúde de Penedo, foram realizados 1147 atendimentos aos assistidos do Programa Saúde da Família (PSF) Rosete Andrade.

“Apesar de termos médicos nas unidades, esses atendem obedecendo um cronograma assistencial (gestante, idoso, criança, adolescente, hipertensos e diabéticos) e devido a isso, a equipe técnica da Saúde municipal percebeu a necessidade de atendimento para atender a uma demanda espontânea em várias vertentes (laboratório, citologia …), especialidades que são atendidas com marcação prévia. Então, criamos o programa bimensal para relaxarmos essa necessidade em no mínimo 30 dias”, explicou a secretária Vera Costa.

O programa é bimestral alterna entre a urbana e rural. A edição desta sexta (14) atendeu os moradores das localidades: Rosete Andrade, Conjunto Madre Espírito Santo, Loteamento Monte das Oliveiras, Conjunto Dom Constantino e Loteamento Santa Madalena.

A próxima edição vai ocorrer para os pacientes do Programa Saúde da Família (PSF) do povoado Ponta Mofina, o que deve abranger os moradores da região. Em seguida, retorna para a zona urbana, provavelmente para o bairro COHAB. Encerrando o programa Saúde Mais Perto de Você 2015, a Prefeitura de Penedo e a Secretaria de Saúde vai realizar uma grande ação com várias especialidades médicas na Praça 12 de Abril.

Atendimentos PSF Rosete Andrade dia 14

– Atendimento Médico (Clínico geral – 3 médicos): 104

– Atendimento Médico (Psiquiatra): 20;

– Atendimento Médico (Odontológico): 23

– Cartão SUS: 110;

– Exame laboratorial: 414;

– Teste de glicemia capilar: 150;

– Exame citológico: 14;

– Teste rápido HIV:100;

– Teste rápido hepatite C: 100;

– Teste rápido sífilis: 100;

Total de atendimentos 1.147.