Semthas realiza talkshow para jovens no Theatro Sete de Setembro com temas importantes para a juventude

A Prefeitura de Penedo por meio da Secretaria municipal do Trabalho, Habitação e Assistência social e Secretaria de Cultura,  realizaram na manha dessa terça-feira (11), no Theatro sete de setembro um encontro com jovens do município denominado,  # Papobom “Um Talk show descontraído com a juventude”, com palestras do Psicólogo e Coordenador de Planejamento da Semthas Vinicius Barbosa e o Mochileiro pela educação Thiago Silva.

Durante o evento que contou  com a presença da Secretária do trabalho, Habitação e Assistência social, Maria Izabel Ernesto Bezerra Cabral,  Coordenador da Juventude Cleiton Porfirio, secretários municipais, entre outras autoridades; os palestrantes Vinicius Barbosa  e Thiago Silva abordaram os temas”Tranquilidade: a ansiedade a favor das escolhas da juventude”, e “O fracasso não suporta jovens que sonham”; respectivamente.

Durante a primeira palestra proferida por Vinicius Barbosa, Psicólogo e Coordenador de Planejamento da Semthas, ele falou sobre a importância de encurtar distancias entre a expectativa e a realidade, como forma também de aprender a lidar com as frustrações normais da vida. Pois muitas vezes, as pessoas criam expectativas muito altas sobre determinados assuntos, incompatíveis com as possibilidades reais.  O palestrante citou como exemplo de frustrações normais da vida, que devem ser encaradas positivamente, os relacionamentos que deram errado.

Abordando também a importância ter  foco, assim como  força e determinação para atingirem os objetivos desejados e também conhecer a si mesmo, se libertando dos julgamentos de terceiros.

O psicólogo destacou também a aparição da ansiedade indesejável na juventude  que tem como causa o fato dos jovens  trazerem para o presente, situações que muitas vezes nem sabem se irá ocorrer, direcionando com isso preocupações futuras para o presente e provocando entre outros problemas, angustias e preocupações excessivas por algo que nem foi vivido ainda.

“O medo de errar, as frustrações, criticas e  o medo de ser julgado, muitas vezes são os fatores desencadeantes dessa ansiedade, muitas das  pessoas que criticam você, fazem menos que você  ”,  explicou.

A rejeição  também é um problema que traz muito sofrimento para as pessoas, sendo juntamente com os fatores citados acima as causas da ansiedade patológica que atinge muitos dos jovens atuais, causando medo, apreensão, tensão muscular, antecipação do perigo ou  medo de algo desconhecido .

Vinicius Barbosa afirmou que esse tipo de ansiedade atinge  9,3% da população, causando entre outros males a automutilação e tentativas de suicídio. Sendo provocada também pela dificuldade dos jovens de lidarem com essa ansiedade.  Com isso os jovens acabam se isolando socialmente  e se fechando no mundo virtual, mas continuando a sofrer com as causas e consequências da ansiedade.

Outra causa de ansiedade pode ser eventos traumáticos como assaltos, na qual as vitimas ficam com sequelas como medo de sair novamente, sendo um dos remédios psicológicos para resolver todos esses males à autoestima.

“ A autoestima é o remédio para a ansiedade generalizada, quando a pessoa tem autoestima não aceita qualquer relacionamento, não aceita falsos amigos que te colocam para baixo, empregos que não edificam, entre outros”.

Já Thiago Silva, natural de Junqueiro, Alagoas e  formado em Gestão de pessoas, Administração e Economia, além de  empreendedor social, sendo conhecido por Mochileiro pela Educação, iniciou sua palestra destacando que a estrada para o sucesso é longa, tendo na educação um componente fundamental.  Com isso falou para o público, as principais perspectivas relacionadas com o tema educação e Importância do dia a dia para vencer, explicando que educação é  sempre a longo prazo, não existindo formula mágica, para tingir os resultados desejados.

Em sua fala relatou o que presenciou em sua incursões pelo interior de Alagoas e o choque de realidade entre as diferentes localidades. Também falou um pouco de sua trajetória e em retribuir tudo o que a educação lhe proporcionou.

Por isso, destacou que isso segue viajando levando conhecimento para os mais jovens e a mensagem que é possível alcançar os sonhos por meio da educação. Outro ponto citado foi a importância da leitura no processo educacional, acreditando em um mundo onde os jovens leem.