Secretaria de Agricultura segue realizando a Feira da Agricultura familiar na Praça de Santa Luzia

A Secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento realizou no final da tarde da última quinta-feira (7), na Praça de Santa Luzia, mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar. A ação que teve início no mês de novembro de 2018, está sendo realizada de foram quinzenal e conta com produtos agrícolas oriundos da zona rural de Penedo. Entre os itens comercializados estão: Legumes, verduras, fr­utas, hortaliças e tubérculos. Durante a feira também são vendidos doces, bolos e artesanato de palha.

Todos os produtos haviam sido colhidos há pouco tempo, vindos diretamente da zona rural para o consumidor penedense. 25 agricultores familiares dos povoados da cidade comercializaram sua produção na Praça de Santa Luzia, oriundos das seguintes comunidades rurais: Itaporanga; Sítio Nazaria; Ponta Mofina; Assentamento Novo Horizonte; Marituba do Peixe; Sítio Arizona; e Murici.

De acordo com o Secretário de Agricultura Manoel Messias Lima, durante a feira os visitantes puderam adquirir produtos cultivados no próprio município a um bom preço, contribuindo para o desenvolvimento e geração de renda daquelas comunidades rurais.  Centenas de pessoas estiveram presentes interessadas em comprar  produtos cultivados exclusivamente no próprio município.

Manoel Messias Lima também destaca que, a feira da agricultura familiar se tornou uma ação permanente da secretaria, a mesma será  realizada semanalmente e também em outros bairros de Penedo.  Durante a feira os visitantes podem  adquirir produtos cultivados no próprio município, a um bom preço, contribuindo para o desenvolvimento e geração de renda daquelas comunidades rurais.

“A feira está sendo um sucesso, vamos continuar,  com o apoio do Prefeito Marcius Beltrão e de toda a equipe da secretaria,  para que essa ação cada vez mais se fortaleça, favorecendo o desenvolvimento para agricultura de Penedo, com benefícios  também para os consumidores que tem  um produto livre de agrotóxico e abaixo do preço de mercado. Semanalmente conversamos com todos os agricultores e fazemos uma avaliação e projeção para a feira seguinte, onde abordamos quais produtos foram mais consumidos, para que não faltem itens para os consumidores, sendo esse um compromisso da gestão e da Secretaria de Agricultura de Penedo”, destacou.

Atualmente os 50 agricultores estão cadastrados e também vendem
seus produtos para a Prefeitura, que é destinado para a merenda das crianças da rede municipal de educação, garantindo assim que a safra se transforme efetivamente em geração de renda, para a subsistência dessas famílias.