A Pré-Conferência aconteceu na Igreja de São Pedro, das 18 às 22 horas e contou com a expressiva presença dos moradores dos Povoados Tabuleiro dos Negros, Marizeiro e Itaporanga, assim como dos profissionais da Equipe de Saúde da Família do Tabuleiro dos Negros, Técnicos da Secretaria de Saúde e conselheiros de Saúde, perfazendo um total de 80 participantes.

A Prefeitura de Penedo através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho de Saúde do Município, realizaram nesta quinta-feira(14), no Povoado Tabuleiro dos Negros, a primeira Pré-Conferência Municipal, como etapa preparatória da IX Conferência Municipal de Saúde que será realizada no dia 28 de março.

O tema foi sugerido pela 16ª Conferência Nacional de Saúde, que abordará este ano Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS. Os eixos temáticos foram divididos em três grupos, onde foram discutidos temas a exemplo da Saúde como direito, a Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e o financiamento adequado e suficiente para o SUS, explanado pela Técnica da Secretaria de Saúde, Especialista em Saúde Pública e Docente da UNCISAL, Karini Vieira.

É importante dizer que as Conferências de Saúde são espaços legítimos e democráticos de Gestão Participativa, garantidos na Lei Orgânica 8.142/90, nas quais as entidades ligadas à área da saúde, gestores e prestadores de serviços do setor, sociedade civil organizada e usuários têm a oportunidade de avaliar e propor as melhorias na área da saúde pública no município.