A Guarda Patrimonial de Penedo lançada oficialmente no último dia (20) iniciou seus trabalhos de proteção ao Patrimônio Publico já contando com 50 homens que protegem o Patrimônio de Penedo, incluindo prédios históricos, monumentos, praças, entre outros, evitando assim a ação de vândalos, que não mais se aproximam desses locais devido a presença ostensiva dos guardas.

A Guarda Patrimonial iniciou seus trabalhos já contando com três veículos, duas motos e um carro que servem para dar apoio às ações de proteção ao Patrimônio Público. Além disso conta também com sede própria para dar suporte no desempenho de suas funções.

O Diretor da Guarda Patrimonial, Geraldo Sabino, afirmou que o papel dos guardas patrimoniais, além de proteger as instalações físicas e as pessoas deverão também dar orientações, ao serem procurados por penedenses e turistas sobre informações gerais acerca das localidades do município.

A atuação dos agentes da Guarda Patrimonial de Penedo têm sido elogiada pela população que, passou a se sentir mais segura com a presença dos guardas em diversos logradouros públicos, permitindo assim um maior fluxo de pessoas nesses locais, sobretudo a noite, aumentando a sensação de segurança dos transeuntes e frequentadores dessas localidades,  sejam penedenses ou turistas.